Mais de uma centena de restaurantes do Alentejo participam, a partir desta segunda-feira, 2, numa semana gastronómica dedicada aos pratos de borrego, numa tentativa de combater as dificuldades sentidas pelo sector da restauração.
Trata-se de uma iniciativa da Turismo do Alentejo, a decorrer durante a quadra festiva da Páscoa, até dia 9 de Abril (segunda-feira), para divulgar a restauração da região, a qualidade gastronómica e a excelência dos produtos endógenos.
“Aproveitando o facto de o borrego ser tradicionalmente consumido na quadra da Páscoa, esta é uma oportunidade para os restaurantes aderentes darem a provar a excelência deste produto gastronómico, não só aos residentes, mas também aos visitantes que se deslocam ao Alentejo nesta época”, explica à Agência Lusa o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
Segundo o responsável, a iniciativa conta com a adesão de mais 100 restaurantes, que, espalhados pelos vários concelhos do território, acrescentaram às suas ementas pratos à base de carne de borrego, "confeccionados com a mestria dos saberes e sabores tradicionais do Alentejo".
A semana em que "reina" o borrego é a segunda de um conjunto de cinco semanas gastronómicas promovidas pela Turismo do Alentejo, durante este ano.
Depois das semanas gastronómicas do porco (Carnaval) e do borrego (Páscoa), a Turismo do Alentejo vai desenvolver ainda, ao longo do ano, iniciativas idênticas exclusivamente dedicadas ao tomate e gaspachos, ervas aromáticas e caça.
António Ceia da Silva manifestou a convicção de que este conjunto de iniciativas vai constitui um “sucesso”, uma vez que a gastronomia e vinhos constitui a “segunda motivação” de visita dos turistas à região do Alentejo, logo após a monumentalidade.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde