Segurança no aeroporto de Beja deve ser entregue à PSP

Segurança no aeroporto de Beja deve ser entregue à PSP

A segurança do novo aeroporto de Beja deverá ser garantida pela PSP, admitiu esta quinta-feira, 3, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.
De visita aos comandos distritais da PSP e da GNR na cidade de Beja, José Conde Rodrigues garantiu que a decisão sobre a matéria deverá ser tomada em breve pelos ministérios da Administração Interna e das Obras Públicas, admitindo, contudo, que a atribuição do policiamento do novo aeroporto alentejano à Polícia seja a possibilidade mais provável.
“É no organigrama da PSP de Beja que está a esquadra de segurança aeroportuária”, justificou Conde Rodrigues, acrescentando que tendo o aeroporto de Beja "características semelhantes aos aeroportos de Faro, Pedras Rubras ou Lisboa, fará mais sentido que seja a PSP” a assegurar a sua segurança.
Conde Rodrigues frisou ainda ser “a PSP que tem a segurança aeroportuária, independentemente do território”, apesar da lei orgânica da GNR, aprovada em 2007, prever no ponto J das suas atribuições as funções de “manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis, nomeadamente infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias, edifícios públicos e outras instalações críticas”.
Também “o licenciamento para armas e explosivos e segurança privada são da PSP independentemente de estarmos numa zona territorialmente da GNR ou da PSP. São competências específicas que não têm que ver com o policiamento genérico”, observou o governante.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima