Secretário de Estado da Energia elogia Parque Mineiro de Aljustrel

Secretário de Estado da Energia

O secretário de Estado da Energia considera que o projecto da Câmara de Aljustrel para a criação de um Parque Mineiro na vila, vocacionado para atrair turistas a partir da recuperação de antigas infra-estruturas da mina local, será uma mais-valia para toda a região.
“Este tipo de projectos, que recuperam zonas mineiras abandonadas, têm um valor muito importante, sobretudo numa terra como Aljustrel, onde a tradição mineira é grande”, assumiu João Galamba em declarações ao “CA”, durante a visita realizada nesta segunda-feira, 11, à “vila das minas”.
O governante passou o dia em Aljustrel, terminando a sua visita na antiga galeria de acesso à mina que está em recuperação e que integra o projecto do futuro Parque Mineiro de Aljustrel, promovido pela autarquia local em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a Almina. Antes, João Galamba visitou o Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, instalado em Aljustrel, e desceu ao fundo da mina concessionada à Almina.
“Esta é uma grande exploração mineira, que veio redinamizar o concelho de Aljustrel e toda a região. São excelentes notícias para Portugal sabermos que nestas zonas do interior há actividade económica desta natureza, com emprego de qualidade, com grande valor acrescentado e com inovação”, vincou João Galamba.
Para o secretário de Estado da Energia, “este é um projecto que, de facto, valoriza o território”. “E mostra como é possível hoje em dia, com tecnologias modernas e com saber e conhecimento científico, ter explorações mineiras diferentes das do passado, com uma maior preocupação de sustentabilidade ambiental e de recuperação de passivos ambientais”, acrescentou.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima