Os ritmos compassados do jazz vão fazer-se ouvir durante este fim-de-semana, dias 29 de setembro a 1 de outubro, no Jardim do Mercado, em São Luís, no concelho de Odemira, com a 15ª edição do festival Tass Jazz, que apresenta concertos, workshops de improvisação e gastronomia do mundo.
Promovido pela Câmara de Odemira em parceria com a Associação Jazz e Não Só, o evento arranca nesta sexta-feira, 29, com concertos do Rui Fernandes Quarteto (21h30), que “explora timbres, técnicas e acordes numa homenagem à viola amarantina”.
Depois, a partir das 23h00, o baterista histórico do jazz português Mário Barreiros sobe ao palco, num concerto em que marca presença o Quarteto Pacífico, composto por Ricardo Toscano no sax alto, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo.
No sábado, 30, a partir das 21h30, atua o Indra Trio, com o pianista Luís Barrigas, o contrabaixista João Custódio e o baterista Jorge Moniz a “dar voz” aos seus instrumentos na construção de composições originais onde a improvisação é uma presença constante.
Segue-se, às 23h00, um concerto do Alex Stuart Quinteto, com o guitarrista australiano a ser acompanhado por Miroslav Bukovsky, MattHandel, MassimoCavalli e João Cunha.
O festival Tass Jazz 2023 termina na tarde de domingo, 1 de outubro, com Jorge Pardo como convidado do trio do algarvio João Frade, que ao lado de Michael Olivera e YarelHernandez promete “um concerto especial e único”.
Durante os dias do festival, São Luís vai também receber o evento Street Food Tour, com “comidas do mundo, doçaria conventual, música ao vivo e animação de rua”.