São Barnabé "prova" cogumelos e medronho

São Barnabé "prova"

Os sabores (e potencialidades) dos cogumelos e do medronho da zona serrana do concelho de Almodôvar vão estar em destaque neste fim-de-semana, 25 e 26 de Novembro, em São Barnabé. A pequena aldeia recebe a 11ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho, certame organizado pela Câmara Municipal com o objectivo de promover estes dois produtos tradicionais.
“É uma feira, como todos os certames que fazemos em Almodôvar, que potencia os produtos e os produtores da região. E tem também outra particularidade: o orgulho destas gentes quando se trata de promover os seus próprios produtos”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia almodovarense.
Além do mais, continua António Bota, a Feira do Cogumelo e do Medronho “mexe com a cultura das pessoas e com aquilo que sabem fazer melhor”, mas também com a economia local. “Além do negócio económico indirecto que gera, é também potenciadora dos produtos da região. Não somente nos dias da feira, mas também ao longo do ano, quando as pessoas de fora procuram o medronho de São Barnabé que provaram na feira ou os queijos, os enchidos e os cogumelos que compraram na feira”, observa o edil do PS.

Programa cheio
A XI Feira do Cogumelo e do Medronho é inaugurada às 11h00 deste sábado, 25 de Novembro, sendo que logo depois tem lugar o colóquio “Mezinhas caseiras: usos medicinais da flora serrana”, que vai decorrer na Tenda PROVERE.
Após o almoço é inaugurada na escola primária a exposição “Poetas populares de São Barnabé” (14h00), seguindo-se a apresentação do livro Poesia de Almodôvar – Poetas Populares de São Barnabé (14h30), uma demonstração de destilação de aguardente de medronho (15h00) e o colóquio “Aguardente de medronho: da destilação à legalização” (15h30).
A primeira tarde de feira contará ainda com um showcooking e com as actuações, a partir das 16h30, da Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar e da Marcha de São Barnabé. E de noite tem lugar o Encontro de Poetas Populares da Serra do Caldeirão (20h00) e um baile com Fábio Lagarto (22h00).
A XI Feira do Cogumelo e do Medronho em São Barnabé termina no domingo, 26, dia que começa com um passeio pedestre (10h00) e com o colóquio “A importância da micologia na flora serrana” (11h30). Segue-se, à hora de almoço, o cante do grupo “Vozes de Almodôvar” e, já de tarde, nova demonstração de destilação de aguardente de medronho (14h00), a apresentação do livro Caderno Técnico O2 – Medronheiro (15h00) na Tenda PROVERE e um showcooking (16h00).
O último de feira contará ainda, ao longo da tarde, com as actuações do Grupo de Danças do Mundo da Universidade Sénior de Almodôvar, dos grupos “Flores do Campo” e “Os Amantes do Alentejo”, e do Rancho Folclórico de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires. E no final há baile com o Duo Kontraste (21h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima