São Barnabé celebra cogumelos e medronho

São Barnabé celebra

O melhor que a Serra de Barnabé tem vai ser dado a provar este fim-de-semana, 28 e 29 de Novembro, a todos aqueles que passarem por esta aldeia do concelho de Almodôvar.
A IX Feira do Cogumelo e do Medronho é promovida pela Câmara de Almodôvar em conjunto com a Junta de Freguesia de São Barnabé e com A Medronheira – Associação de Defesa do Património de São Barnabé, tendo por objectivo valorizar os recursos endógenos e os artesãos da região.
E este ano conta com uma novidade: o I Encontro “Rota dos Sabores da Serra”.
Esta feira “reflecte a nossa estratégia de desenvolvimento, alavancada na valorização das potencialidades do território, nas gentes da terra e suas tradições. Ao mesmo tempo, permite-nos mostrar os produtos e produtores do concelho e da Serra de São Barnabé, como no caso do fabrico de aguardente de medronho, um património cultural riquíssimo que pretendemos preservar e valorizar”, explica ao “CA” o presidente António Bota.
Para o autarca almodovarense, “a aposta nos produtos e tradições da terra é a chave do desenvolvimento sustentável das regiões”.
“Especialmente quando falamos de recursos como os existentes em Almodôvar, tão valiosos e de tão grande qualidade”, acrescenta Bota, sublinhando que com esta feira o Município faz “brilhar” o que é local.
“Ganha o território, ganham os produtos, ganham os produtores, ganha a economia local”, conclui o edil eleito pelo PS.
A IX Feira do Cogumelo e do Medronho abre portas às 11h00 e é inaugurada oficialmente uma hora e meia depois, já depois do arranque do colóquio “Produtos Regionais, Turismo e Desenvolvimento Local”.
De tarde, há animação de rua e actividades para os mais novos, showcookings e música com Ana & Edgar (19h00 e 21h30) e Gil Rosa (20h30).
No domingo, 29, o dia começa com uma caminhada serrana (10h00), sendo que às 11h30 tem lugar o colóquio “Sobreiros – Que futuro?”.
De tarde está prevista, entre outras actividades, a apresentação do livro Medronho – Ponto por Ponto, de Manuela Barros Ferreira (14h00), uma demonstração de tambores (15h00 e 18h00), um showcooking (16h00) e música com o Duo Kontraste (19h00) e Grupa Voltaemeia (20h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima