São Barnabé celebra cogumelos e medronho

São Barnabé celebra

O melhor que a Serra de Barnabé tem vai ser dado a provar este fim-de-semana, 28 e 29 de Novembro, a todos aqueles que passarem por esta aldeia do concelho de Almodôvar.
A IX Feira do Cogumelo e do Medronho é promovida pela Câmara de Almodôvar em conjunto com a Junta de Freguesia de São Barnabé e com A Medronheira – Associação de Defesa do Património de São Barnabé, tendo por objectivo valorizar os recursos endógenos e os artesãos da região.
E este ano conta com uma novidade: o I Encontro “Rota dos Sabores da Serra”.
Esta feira “reflecte a nossa estratégia de desenvolvimento, alavancada na valorização das potencialidades do território, nas gentes da terra e suas tradições. Ao mesmo tempo, permite-nos mostrar os produtos e produtores do concelho e da Serra de São Barnabé, como no caso do fabrico de aguardente de medronho, um património cultural riquíssimo que pretendemos preservar e valorizar”, explica ao “CA” o presidente António Bota.
Para o autarca almodovarense, “a aposta nos produtos e tradições da terra é a chave do desenvolvimento sustentável das regiões”.
“Especialmente quando falamos de recursos como os existentes em Almodôvar, tão valiosos e de tão grande qualidade”, acrescenta Bota, sublinhando que com esta feira o Município faz “brilhar” o que é local.
“Ganha o território, ganham os produtos, ganham os produtores, ganha a economia local”, conclui o edil eleito pelo PS.
A IX Feira do Cogumelo e do Medronho abre portas às 11h00 e é inaugurada oficialmente uma hora e meia depois, já depois do arranque do colóquio “Produtos Regionais, Turismo e Desenvolvimento Local”.
De tarde, há animação de rua e actividades para os mais novos, showcookings e música com Ana & Edgar (19h00 e 21h30) e Gil Rosa (20h30).
No domingo, 29, o dia começa com uma caminhada serrana (10h00), sendo que às 11h30 tem lugar o colóquio “Sobreiros – Que futuro?”.
De tarde está prevista, entre outras actividades, a apresentação do livro Medronho – Ponto por Ponto, de Manuela Barros Ferreira (14h00), uma demonstração de tambores (15h00 e 18h00), um showcooking (16h00) e música com o Duo Kontraste (19h00) e Grupa Voltaemeia (20h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

OP de Odemira com 51 propostas em 2021

Um total de 51 propostas de investimento público foram apresentadas pela população do concelho de Odemira no âmbito do processo do “Orçamento Participativo” (OP) de

Role para cima