Santo André recebe 13ª edição da Mostra Internacional de Teatro

Santo André recebe 13ª edição da Mostra Internacional de Teatro

A 13ª edição da Mostra Internacional de Teatro de Santo André começa esta sexta-feira, 25, e prolonga-se até 17 de Junho, repartida por quatro fins-de-semana, para mais de uma dezena de espectáculos em quatro localidades alentejanas.
Ao contrário do ano passado, em que o evento se alargou a todos os concelhos do Litoral Alentejano, esta edição concentra-se, sobretudo, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.
Dos 14 espectáculos previstos, 11 serão na localidade "mãe" do certame, sendo os restantes em Alcácer do Sal, Castro Verde e Santiago do Cacém.
Mário Primo, director da mostra, explica que "a contenção do festival às suas origens" se deveu à "falta de vontade dos municípios de o acolherem".
Desta forma, o "sonho" de criar o Festival Internacional de Teatro do Alentejo Litoral (FITAL) "fica a aguardar por melhores dias", lamenta em declarações à Agência Lusa.
Ao todo, a 13ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André tem para oferecer propostas de 12 companhias nacionais e estrangeiras.
Mário Primo destaca os colombianos Casa del Silencio, com a peça "Woyzeck", por estarem pela primeira vez em Portugal.
Das propostas portuguesas, o director do festival realça a ante-estreia de "O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão", do Teatro Meridional, e a interpretação, "num registo cómico", de "Édipo", pela Companhia do Chapitô.
Pela primeira vez na história deste evento, estarão em palco actores que iniciaram o seu percurso no grupo teatral que o organiza: Raul Oliveira e Ricardo Moura, no espectáculo "Bucha & Estica" (Ajagato/ Truta), Juana Pereira da Silva, em "Perdi a Mão em Spokane" (Salvador Sobral), e Inês Patrício, no elenco de "Mentiroso" (Teatro ao Largo).
Com um orçamento que não deverá ultrapassar os 32 mil euros, Mário Primo assegura que a mostra "tem um valor muito maior do que aquilo que custa", graças ao "empenho, amizade e solidariedade dos participantes".
Este evento é organizado pela AJA Gato – Associação Juvenil Amigos do Gato, constituída a partir do trabalho desenvolvido pelo Gato SA – Grupo de Teatro de Santo André.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima