Santo Aleixo da Restauração inaugura escola requalificada

Santo Aleixo da Restauração

A inauguração da requalificada Escola Básica de Santo Aleixo da Restauração vai marcar as comemorações da Restauração da Independência este domingo, 1, na localidade.
A escola, que sofreu um investimento de 250 mil euros e passou a dispor de "melhores condições", vai ser inaugurada às 14h00 e começará a funcionar na segunda-feira, 2, explica a Câmara de Moura, promotora e financiadora do projecto de remodelação do estabelecimento de ensino.
Segundo a autarquia, em comunicado enviado à Agência Lusa, o projecto permitiu "melhorias" ao nível do conforto térmico, das instalações sanitárias e acessibilidades e da segurança da escola e aquisição de novo equipamento escolar, no valor de 13,5 mil euros.
A escola, que irá acolher 36 crianças, as quais, durante as obras, tiveram aulas no Centro Cultural de Santo Aleixo da Restauração, dispõe de quatro salas, todas com pontos de acesso à Internet, sendo duas para o primeiro ciclo do ensino básico, uma para o pré-escolar, uma de professores e outra de multiusos.
O espaço exterior da escola também foi requalificado, através da instalação de um campo de jogos e de mobiliário lúdico e da organização espacial em termos de circulação, estada e recreio.
No âmbito da Carta Educativa de Moura, aprovada em 2006, a Escola Básica de Santo Aleixo da Restauração foi o quarto estabelecimento de ensino do concelho a ser requalificado, depois das obras nas escolas básicas de Santo Amador (2006), Fojo (2007) e Porta Nova (2008).
Além da inauguração da escola, as comemorações do 1.º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência, promovidas pela Câmara de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, incluem outras iniciativas.
Uma arruada, uma cerimónia alusiva à data, actuações de grupos corais, uma homenagem aos heróis da Restauração e um convívio popular são as outras iniciativas previstas e que vão decorrer na Praça da Restauração, na aldeia.
O 1.º de Dezembro, que assinala a recuperação da independência nacional face a Espanha, em 1640, é celebrado todos os anos em Santo Aleixo da Restauração.
Segundo a Câmara de Moura, Santo Aleixo da Restauração, cujo "povo defendeu a sua terra de forma corajosa, derrotando os exércitos espanhóis", teve "um papel crucial durante as batalhas" da restauração da independência.
A "bravura" do povo está "perpetuada" no monumento situado na Praça da Restauração, em Santo Aleixo da Restauração, e no monumento da Praça dos Restauradores, em Lisboa, frisa a autarquia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima