Santiago do Cacém recebe estreia nacional da "Missa Sancti Jacobi"

Santiago do Cacém recebe estreia

O grupo italiano La Reverdie apresenta este sábado, 21, em Santiago do Cacém, no âmbito do festival “Terras Sem Sombra”, a estreia em Portugal da “Missa Sancti Jacobi”.
O concerto “Pela Via Láctea”, que marca a estreia nacional da obra do compositor Guillaume Dufay, vai decorrer a partir das 21h30 na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, “fazendo justiça à rica tradição jacobeia”, que começou a renascer nos últimos anos em vários pontos do Alentejo, segundo a organização do festival.
Santiago do Cacém é "uma importante referência" do Caminho de Santiago de Compostela e por onde os peregrinos passam "há muitos séculos", explica o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, que organiza o festival.
Por outro lado, frisa o departamento, a igreja matriz de Santiago do Cacém, que foi fundada ao redor de 1310, ao abrigo da Ordem de Santiago, é um "importante santuário" dos peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela.
No âmbito do programa de preservação da biodiversidade desenvolvido pelo festival, a manhã de domingo, 21, será dedicada a várias acções ambientais na Lagoa de Santo André, "paragem obrigatória" para muitas espécies de aves migratórias na rota entre a Europa e a África.
Uma acção de anilhagem científica e um percurso para observação de aves, a recuperação de estruturas de visitação e a remoção de espécies vegetais exóticas são as acções que vão ser realizadas e contar com a participação de músicos e expectadores do festival.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima