A equipa do Santaclarense está a ter um arranque impressionante na época 2017-2018, com 12 vitórias em outras tantas partidas, registo que já valeu à turma “leonina” um lugar na final da Taça de Honra e a liderança da Série B da 2ª divisão distrital. Semelhante, só mesmo o Comércio e Indústria na 2ª divisão da AF Setúbal, com 10 vitórias em 10 jornadas.
“Se no início da época dissessem isto a alguém, talvez ninguém acreditasse. Somar 12 vitórias consecutivas em 12 jogos oficiais… se não é inédito pouco falta”, admite ao “CA” o técnico José Alberto Gonçalves, 57 anos, que não poupa nos elogios aos seus atletas. “Temos ganho os jogos merecidamente e não por acaso! Os jogadores trabalham bem dentro de campo e estão a cumprir com o que se lhes pede”.
Apesar do excelente início de temporada, José Alberto Gonçalves garante que a equipa tem os pés bem assentes na terra. “Os jogadores sabem que vai haver jogos em que vamos empatar ou perder… Não somos uma equipa imbatível, mas seguramente que vamos entrar em qualquer campo para ganhar”, diz.
Por isso mesmo, o técnico afirma que o grande objectivo do Santaclarense em 2017-2018 passa por “fazer melhor que o ano passado”. “A partir daí, tudo o que vier será bom”, continua José Alberto Gonçalves, sem esconder que, tendo garantida a presença na final da Taça de Honra, a equipa vai tentar chegar à fase final do campeonato distrital da 2ª divisão.
“Vamos tentar ir à fase final, mas sabemos que há outras equipas com as mesmas pretensões e que, a nível monetário, estão a gastar mais que nós”, adverte o treinador, que nem quer ouvir falar numa eventual subida à 1ª divisão distrital. “Não pensamos nisso… Nem eu, nem os meus jogadores”, afiança.
O realismo (e cautelas) de José Alberto Gonçalves têm por base o facto de entender que “há outras equipas mais candidatas” à subida que o Santaclarense. “Por exemplo? O Sabóia AC, porque desceu da 1ª divisão e tem obrigação de ser candidata. O Panóias reforçou-se muito bem e também tem esse objectivo. E há ainda o GDR Amoreiras, o Messejenanse, o FC Pereirense, o Negrilhos… São tudo boas equipas”, justifica.
Ainda assim, José Alberto Gonçalves confia numa época risonha para o “seu” Santaclarense. Uma convicção sustentada pela qualidade do plantel que ele próprio escolheu quase na íntegra, um a um. “A equipa é muito forte. Consegui arranjar jogadores que já tinham sido meus atletas e é uma equipa com grande qualidade, um grupo fantástico, com uma união em campo incrível. O plantel é curto, mas tem qualidade e penso que não será preciso arranjar mais jogadores”, conclui.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde