Sabores da serra em São Barnabé

Sabores da serra

A promoção dos principais produtos endógenos típicos da serra do Caldeirão é o grande objectivo da 13ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho, que a Câmara de Almodôvar promove neste fim-de-semana, 23 e 24, na pitoresca aldeia de São Barnabé. Gastronomia e showcookings, mostras de produtos tradicionais e de artesanato, colóquios, actividades infantis e muita música são alguns dos destaques do programa da iniciativa, que é este ano dedicada ao tema “Alterações Climáticas e os seus impactos na Serra”.
A XIII Feira do Cogumelo e do Medronho é inaugurada às 10h30 de sábado, 23, sendo que ainda durante a manhã tem lugar o colóquio “Alterações Climácticas – Impactos da Biodiversidade da Serra”. De tarde, pelas 14h30, realiza-se a apresentação da exposição “12 Poemas, 12 Poetas”, que estará patente na escola primária local, seguindo-se uma arruada com a fanfarra da Almovimento (15h30).
Às 16h00 é apresentado o livro Poetas Populares de São Barnabé e depois terão lugar sois showcookings: às 16h30 a associação “A Medronheira” explica como fazer trabalhos em massa biscuit e às 17h30 serão apresentadas receitas a partir da ligação improvável entre cogumelo e medronho.
A festa continua na noite de sábado, 23, primeiro com o Duo Kontraste (20h00) e depois com um baile animado pelo duo Rui Soares & Lau (21h30), que decorrerá madrugada fora. Pelo meio, às 23h00, actua a bem conhecida Ruth Marlene.
No domingo, 24, o programa da XIII Feira do Cogumelo e do Medronho começa logo pelas 10h00, com o percurso pedestre “Trilhos da Serra”, seguindo-se uma arruada com o Grupo Coral Feminino “Flores do Campo” (12h30), que volta a actuar às 13h00 na tenda da restauração, espaço por onda passará também Luís Simenta.
Depois de almoço, a partir das 14h00 realiza-se o colóquio “Cooperar nos Recursos Silvestres” (14h00), que inclui sessões de sensibilização e uma sessão de qualificação. Às 15h45 há animação de rua, com a Marcha de São Barnabé, seguindo-se a apresentação do livro O Capricho d’Um Grande Senhor, de Augusto Noronha e Tito Noronha (16h00).
O programa do último dia de feira inclui ainda um workshop de rendas e outros materiais (16h30), o showcooking “Tapas e outros acepipes da serra “ (17h00), e a actuação de “Os Vocalistas” (21h00) e de Ricardo Laginha (18h00 e 22h00).
A XIII Feira do Cogumelo e do Medronho tem os apoios da Junta de Freguesia de São Barnabé, d’A Medronheira – Associação de Defesa do Património de São Barnabé, e do programa PROVERE – Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo. O evento é co-financiado pelo Alentejo 2020.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima