A vila de São Teotónio, no concelho de Odemira, recebe ao longo das próximas três semanas mais uma edição do Festival de Mastros, iniciativa da associação São Teotónio Nã Drome, em parceria com a Junta de Freguesia local.
A festa pretende valorizar a tradição popular dos bailes de mastro e conta com a colaboração da população e de diversas colectividades, arrancando nesta quarta-feira, 12, pelas 21h30, com a abertura solene do festival, a apresentação do filme “Da Terra ao Céu” (produzido pela PédeXumbo) e um concerto com Eurico Silva.
Na quinta-feira, 13, realiza-se uma oficina de danças tradicionais dinamizada por Marta Guerreiro, da associação PédeXumbo (21h30), e às 10 da noite tem lugar o mastro do Coração da Vila, animado por Cláudio Rosário. E na sexta-feira, 14, às 21h30, será a vez do mastro da rua José Estêvão e Palmeira, com Rui Chora.
Para o sábado, 15, está prevista uma noite bem animada, sendo que a partir das 21h30 haverá baile com Marco Filipe e a actuação do grupo “Atar e Pôr ao Fumeiro” e da artista Micaela. No domingo, 16, está prevista uma missa para as 15h00, seguida de procissão acompanhada pela banda filarmónica de Odemira.
No dia 19 de Junho tem lugar o mastro do lar, com Humberto Silva, seguindo-se um concerto do Trio de Guitarras (na quinta-feira, 20), e os mastros da Creche “Os Calculinhos” (sexta-feira, 21) e da rua Alexandre Herculano (sábado, 22), animados por, respectivamente, Ricardo Glória e Ricardo Laginha.
Para o dia 23 de Junho (domingo), véspera de São João, pelas 21h00, está agendado para a zona da fonte um concerto com o grupo “Vint’Veri” e o lançamento do CD da fadista Joana Rita, cumprindo-se depois as tradições de saltar a figueira e ir à fonte.
Na última semana de Junho há baile no Quintalão (dia 26 com Rita Melo) e o mastro da rua 25 de Abril (no dia 28 com Rui Soares & Lau). E na noite de 29 de Junho tem lugar, pelas 21h00, o Grande Encontro de Marchas Populares, sendo que pela Alameda dos Combatentes vão desfilar as marchas de Zambujeira do Mar, Boavista dos Pinheiros, São Teotónio, São Luís, Odemira, Sabóia, Longueira e Quarteira. Depois há mastro no Quintalão com Fernando Pereira.
O Festival de Mastros de São Teotónio termina no dia 30 de Junho (domingo), com as actuações dos grupos “Soul Beat” (16h30) e “Trip Rock” (17h00), dos ranchos folclóricos de Odiáxere e de Vila Nova de Milfontes (a partir das 18h00), e um concerto com os “De Moda em Moda” (21h30).
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde