"Ruas Floridas" levam milhares ao Redondo

"Ruas Floridas" levam

As ruas da vila alentejana de Redondo vão estar ornamentadas com flores de papel, a partir deste sábado, 3, e até 11 de Agosto, durante as festas "Ruas Floridas", que esperam milhares de visitantes.
Na edição deste ano das tradicionais festas são 43 as ruas enfeitadas, com temas diferentes, havendo pessoas que "estão desde Setembro do ano passado a trabalhar nas ornamentações", adianta à Agência Lusa o vereador da cultura da Câmara de Redondo, José Portel.
O autarca explica que "as festas ‘Ruas Floridas’ são a grande aposta na área da cultura, este ano, na vila de Redondo, onde se esperam muitos milhares de visitantes, apesar da crise económica".
A autarquia, que promove os festejos, pretende com a organização deste evento cultural, "relevante para o concelho e para a região", contribuir para a promoção turística da zona e para estimular a economia local.
Depois de um longo interregno, o município retomou há 20 anos as tradicionais festas populares da vila, em que a população ornamenta as ruas com figuras, flores e outros motivos em papel colorido.
Os temas escolhidos pelos moradores, considerados autênticos artistas, são os mais variados, desde motivos etnográficos e florais até histórias imaginárias e exóticas, num evento que "abrange uma área grande da vila".
Cada rua apresenta um tema diferente, escolhido livremente pelos moradores, que o mantêm em segredo até ao dia da saída do programa.
As festas constituem uma tradição da vila, com realce para o trabalho colectivo e voluntário e para a criatividade das pessoas, desde os idosos aos jovens, que mostram a arte de trabalhar o papel.
Segundo os organizadores, as ruas floridas "revelam um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade".
"Tudo o que a imaginação do homem pode conceber, recortando com arte e magia uma simples folha de papel", explicam os promotores da festa, com entrada livre.
"A Branca de Neve e os Sete Anões", "Walt Disney", "O Alentejo", "Tapetes Floridos", "Jardim Japonês", "Saberes e Sabores de outras Gentes", "Espantalhos", "A Tasca das Marias", "Alice no País das Maravilhas", "O Vinho", "O Futebol" e "Janelas do Alentejo" são alguns dos temas das ornamentações das ruas, na edição deste ano.
Os registos escritos mais antigos indicam que a ornamentação das ruas nas festas locais remonta a 1838, tendo passado a ter carácter bienal em 1998.
O programa dos festejos inclui, entre outras iniciativas, espectáculos musicais, de teatro, animação de rua, mostra de artesanato, actividades desportivas e uma corrida de toiros a cargo da Associação Tauromáquica Redondense.
Os espectáculos musicais contam com a participação, entre outros, dos Amor Electro, no dia de abertura, e os Uxu Calhus, no concerto de encerramento.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima