Roteiro das comemorações do 25 de Abril no distrito de Beja

Roteiro das comemorações do 25 de Abril no distrito de Beja

Mesmo em tempo de crise, vai sentir-se aquele “cheirinho” a liberdade no Baixo Alentejo durante os próximos dois dias!
Música, exposições, actividades desportivas e muito fogo-de-artifício são alguns dos destaques dos festejos do 38º aniversário do 25 de Abril, que se vai assinalar um pouco por todo o distrito entre terça e quarta-feira, dias 24 e 25.

<b>ALJUSTREL</b>
A liberdade é festejada na noite desta terça-feira, 24 de Abril, na Praça da Resistência, com um concerto do grupo “Função Públika” e um espectáculo piromusical.

<b>ALMODÔVAR</b>
Haverá foguetes no ar a partir da meia-noite de terça-feira (de 24 para 25) e uma caminhada (que assinalará a inauguração do caminho Santo António-Santo Amaro) no dia 25.

<b>ALVITO</b>
Em Alvito há música na noite desta terça-feira com as “Vozes de Alqueva” e para a quarta-feira estão agendadas arruadas e uma partida de futebol.

<b>BARRANCOS</b>
Às 23 horas desta terça-feira, 24, arranca o “Baile da Liberdade”, animado pela com a orquestra espanhola “Galáxia”. E quando soarem as 24 badaladas, haverá fogo-de-artifício nos céus na vila raiana.

<b>BEJA</b>
Depois da polémica que opôs a Câmara à Assembleia Municipal, os festejos são organizados por esta segunda entidade e arranca na terça-feira, 24, à noite, na Praça da República, com o concertos do Oppoente, seguido de fogo-de-artifício e das actuações da banda filarmónica da Sociedade Capricho Bejense e dos Caracol Blues. E na quarta-feira, dia 25 de Abril, o destaque vai para sessão solene agendada para as 12h30 na Igreja da Misericórdia.

<b>CASTRO VERDE</b>
O 38º aniversário do 25 de Abril é assinalado com um concerto dos “Contrabando” e do Grupo Coral Feminino “As Camponesas de Castro Verde” (terça, 24, às 21h30, no cine-teatro municipal), seguido de um arruada com a banda filarmónica local e um espectáculo pirotécnico. No dia seguinte, o programa dos festejos inclui animação musical e actividades desportivas em todo o concelho.

<b>CUBA</b>
Os festejos do 25 de Abril incluem a iniciativa “Palavras Liberdadas” e os concertos de Artick Fire e David Antunes & The Midnight Band na noite desta terça-feira, 24.

<b>FERREIRA DO ALENTEJO</b>
A data é assinalada em todas as freguesias do concelho, destacando-se a cerimónia de entrega dos prémios da IX edição dos Jogos Culturais (terça-feira, 24, às 21h30) e a cerimónia de atribuição das medalhas de mérito municipal (quarta-feira, 25, 16h00).

<b>MÉRTOLA</b>
O destaque vai para o concerto evocativo da data com o grupo “Ponte D’Era” a partir das 21h30 desta terça-feira no cine-teatro Marques Duque. E no dia seguinte, as ruas da “vila-museu” recebem às 10h00 a Corrida da Liberdade.

<b>ODEMIRA</b>
Os festejos de Abril são sinónimo de “festa rija” em Odemira, que vai fazer passar pelo palco montado no Largo Brito Pais nomes como Amor Electro, Tim & Companheiros de Aventura (ambos esta terça, 24) e Carminho (na quarta, 25). Pelo meio, destaque para uma sessão solene da Assembleia Municipal, para um festival de folclore e para a iniciativa “Produtos da Terra”.

<b>OURIQUE</b>
A celebração daquela manhã “inteira e limpa” em Ourique arranca às 16h00 desta terça-feira, 24, com a projecção de documentário “Cravos de Abril” na Biblioteca Municipal de Ourique Jorge Sampaio, que mais tarde, às 21h30, recebe também a apresentação do livro <b><i>Suão</i></b>, de Vítor Encarnação. Uma hora depois, às 22h30, o Largo dos Táxis recebe a “Freedom Night”, com a música do Duo Kontraste.

<b>SERPA</b>
As comemorações do 25 de Abril incluem espectáculos musicais, distribuição de cravos e fogo-de-artifício na “cidade-branca”, assim como nas freguesias de Brinches, Pias, Vale de Vargo, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho e na localidade de A-do-Pinto.

<b>VIDIGUEIRA</b>
A noite de 24 de Abril terá música com a banda filarmónica dos bombeiros locais e cante alentejano com o grupo coral da Escola de Música da Vidigueira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima