Roteiro das comemorações do 25 de Abril de 74 no distrito de Beja

Roteiro das comemorações

Não há festa como de costume, mas em grande parte dos concelhos do distrito de Beja mantém-se a homenagem ao 25 de Abril de 1974, o dia em que, há 46 anos, foi restituída a liberdade a Portugal e aos portugueses. O “CA” apresenta-lhe o “roteiro” dos festejos, todos transmitidos nas páginas dos respectivos municípios na rede social Facebook.

ALJUSTREL
Às 15h00 desta sexta-feira, 24, é inaugurada a exposição colectiva do concurso de fotografia online “#DaMinhaCasa", com o anúncio do respectivo vencedor, enquanto às 22h00 é transmitido o filme “Recordando outras noites de Abril”, filmado durante as comemorações desta efeméride em Aljustrel em 2013, com a participação da banda da SMIRA e artistas convidados. E pelas 24h00 a Câmara de Aljustrel desafia os munícipes a cantar o "Grândola Vila Morena" na janela ou na varanda de casa.
Para sábado, dia 25, é inaugurada às 10h00 a exposição colectiva online “Abre a Janela à Liberdade”, fruto de um desafio lançado pela autarquia às crianças do concelho. Pelas 14h00 é inaugurada a mostra dos trabalhos enviados por crianças e jovens no âmbito do desafio “A Liberdade Contada Por Ti”, da responsabilidade do Museu Municipal. E às 16h30 tem lugar a Assembleia Municipal evocativa do 46º aniversário da Revolução dos Cravos, através de vídeo-conferência e transmitida via Facebook. A fechar, pelas 19h00, são apresentadas fotografias de outros 25 de Abril, “para evocar a data através da memória e partilhar história colectiva da comunidade”.

BEJA
A Câmara de Beja irá assinalar o 46º Aniversário do 25 de Abril de “uma forma diferente”, convindando a população a ligar-se ao Facebook do Município a partir das 23h00 desta sexta-feira, 24.

CASTRO VERDE
Em Castro Verde as comemorações arrancam no Facebook pelas 22h55, com a cançao “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, primeira senha da revolução em 1974. Depois, pelas 24h00, “Os Ganhões de Castr Verde” interpretam “Grândola, Vila Morena”, num vídeo realizado em 2014 por Tiago Pereira.
As comemorações continuam no sábado, 25, às 10h00, com a transmissão em directo da cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho com os Bombeiros Voluntários. Às 11h00 o músico David Pereira interpreta e desafia as crianças de Castro Verde a cantar o tema “Somos Livres”, enquanto já de tarde, pelas 17h00, o músico Pedro Mestre interpreta “Quando rebentou a senha”, numa gravação de 20 de Abril feita para a rádio “Voz da Planície”.
Os festejos do 25 de Abril em Castro Verde prosseguem às 19h00, com Napoleão Mira a declamar o poema “As portas que Abril abriu”, de Ary dos Santos. E às 21h30 é tramistido o primeiro episódio da série documental “Portugal, um retrato social”, realizado por António Barreto em 2007.
O programa comemorativo do 25 de Abril em Castro Verde inclui ainda as iniciativas “Nove histórias sobre Castro Verde e Portugal”, com Constantino Piçarra (até 1 de Maio), e uma exposição de trabalhos de alunos do 1º ciclo sobre a data (também até 1 de Maio).

FERREIRA DO ALENTEJO
No sábado, 25, a partir das 15h00, vai ser transmitido em simultâneo na página do Município no Facebook e pela Rádio Singa a sessão comemorativa do Dia da Liberdade. Além dos discursos políticos, o momento contará com a participação de diversos artistas locais, poesia e um exposição virtual de murais e poemas de Abril.

MÉRTOLA
A Junta de Freguesia de Mértola celebra o 46º aniversário do 25 de Abril com um concerto online com Bruno Batista. O artista estará ao vivo no Facebook da Junta de Freguesia no sábado, 25, pelas 17h00.

ODEMIRA
O programa de comemorações previsto pela Câmara e Assembleia Municipal de Odemira arranca na noite desta sexta-feira, 24, pelas 23h50, com a cerimónia simbólica do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, ainda que sem a presença de público. O momento será devidamente acompanhado pelo hino nacional e a bandeira do Município de Odemira será hasteada ao som de “Grândola Vila Morena”, numa cerimónia que será transmitida em directo, através da página de Facebook do Município. Posteriormente será também publicado um filme sobre a iniciativa.
Para sábado, 25 de Abril, e apesar de não se realizar a habitual sessão solene, a Assembleia Municipal de Odemira vai assinala o 46º aniversário do 25 de Abril através da publicação de discursos dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal e de cada força política representada na Assembleia Municipal. Todos os discursos serão publicados na página oficial do Município na Internet, em www.cm-odemira.pt, na manhã do dia 25 de Abril.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima