Romaria a cavalo liga Moita a Viana do Alentejo

Romaria a cavalo liga

Arranca esta quarta-feira, 23 de Abril, a 14ª edição da romaria a cavalo em que centenas de romeiros vindos dos quatro cantos do país vão ligar as localidades da Moita a Viana do Alentejo.
A iniciativa tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e termina no sábado, 26 de Abril, junto ao santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, depois de percorridos 150 quilómetros por caminhos de terra batida.
Promovida por uma comissão organizadora constituída pelas câmaras da Moita e Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a romaria retomou uma tradição antiga dos lavradores da Moita, que se deslocavam ao santuário de Nossa Senhora D’Aires para benzer os animais e pedir boas colheitas.
A romaria termina no sábado e para receber os muitos visitantes que se deslocam a Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a autarquia local tem agendado um vasto programa cultural, que inclui animação de rua e concertos na “Tenda Tradições”, instalada junto ao santuário.
Em termos religiosos, o destaque do programa vai para a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires pelas ruas da vila (sábado, 26) e para a procissão e missa campal no santuário (domingo, 27).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima