Requalificação do centro da vila de Odemira arranca dentro de um mês

Requalificação do centro da vila de Odemira arranca dentro de um mês

A obra de requalificação da vila de Odemira já tem assegurado financiamento dos fundos comunitários e deverá arrancar dentro de um mês. Para a primeira fase, a Câmara Municipal aprovou projectos de execução relativos às especialidades para os “espaços exteriores, infra-estruturas viárias, rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais”.
O concurso público urgente para execução das obras já foi lançado e o investimento nesta primeira fase deverá ascender a 2,5 milhões de euros, devendo a obras estar pronta no início do Verão de 2012.
Refira-se que esta primeira etapa faz parte de um projecto que estima um investimento total de três milhões de euros, dos quais cerca de 38% terão a comparticipação de fundos comunitários. Além das obras previstas nesta primeira fase, o projecto prevê também a aquisição de sinalética direccional, a iluminação pública e sistema wi-fi.
O projecto de requalificação tem por objectivo, segundo a Câmara Municipal, “tornar Odemira uma vila agradável e sustentável, com espaços de qualidade e acessíveis para todos que promovam as mais diversas formas de vivências urbanas”.
Os objectivos estratégicos da intervenção apontam para o núcleo antigo e artérias comerciais da vila de Odemira, apostando, por exemplo, “na melhoria da eficiência” dos sistemas de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e domésticas e melhoria da higiene urbana. Privilegiar a circulação pedonal e disciplinar a circulação viária é outra meta da intervenção, que aposta ainda em criar novas áreas de estadia e requalificar as existentes “de forma a dinamizar a vivência de rua, fomentar o comércio local e entender os espaços públicos como espaços de cidadania”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima