Os campos de futebol da Baiôa, em Ervidel, e de Messejana já contam com relvado sintético, uma “promessa” cumprida pela Câmara de Aljustrel após um investimento superior a meio milhão de euros. Os dois equipamentos foram inaugurados no último fim de semana, 28 e 29 de setembro, juntando praticantes de várias gerações ao longo dos dois dias.
O novo relvado do Campo da Baiôa, “casa” do Alvorada de Ervidel, foi o primeiro a ser inaugurado, na manhã de sábado, 28, com o presidente da autarquia, Carlos Teles, a lembrar que este foi fruto de um caminho iniciado “há algum tempo”.
“É uma obra que nos orgulha bastante e uma promessa que tínhamos feito, que neste momento está cumprida”, afirmou o edil, considerando que o novo equipamento “é uma forma de melhorar o desempenho e as condições do clube”, assim como “uma oportunidade para fomentar a formação e a prática desportiva”.
Também o presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, destacou o facto de, a partir de agora, os jovens de Ervidel terem “uma melhor oportunidade para praticar desporto”. “É uma questão de justiça social não ser só na sede de concelho que há relvados, mas também nas freguesias”, reforçou.
Para o presidente do Alvorada de Ervidel, Filipe Silva, a instalação do relvado representou o concretização de um “sonho”. “Hoje o Alvorada reforça a confiança de todos e contando com todos”, vincou.
Já a presidente da Junta de Freguesia de Ervidel, Andreia Piassab, disse tratar-se de “uma grande conquista para Ervidel e para o Alvorada”. “Isto foi possível porque houve um esforço conjunto para que isto acontecesse. Todos juntos conseguimos sempre mais”, frisou.
Por fim, o vice-presidente da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), Francisco Fernandes, assumiu ficar “extremamente feliz” por ver que o distrito está “no caminho certo para tentar subir de patamar”, ao substituir pelados por relvados. “Gostaria que, de uma vez por todas, acabassem os pelados”, disse.
Um dia depois, a 29 de setembro, foi a vez de ser inaugurado o relvado do Campo de Jogos de Messejana.
“Hoje estamos a cumprir uma promessa e se há dias bons para se ser presidente de câmara, hoje é sem dúvida um desses dias”, assumiu o autarca Carlos Teles na cerimónia de inauguração, acrescentando que a ambição do município com este este investimento em Messejana (e em Ervidel) foi permitir aos jovens terem “boas condições para usufruir e praticar desporto”.
“Mas este relvado permite a atração de provas federadas para este território e pode também ser uma mais-valia para a própria dinamização social da freguesia”, acrescentou.
O presidente da Assembleia Municipal, Nelson Brito, reconheceu igualmente que a inauguração do relvado em Messejana foi “um dia feliz para o concelho de Aljustrel e para o futuro das novas gerações”. “Esta é a justiça do tempo e hoje os futuros jogadores de Messejana têm melhores condições para praticar futebol”, reforçou.
“Hoje é um dia de enorme felicidade para todos nós”, disse por sua vez Rui Encarnação, da direção do Messejanense, acrescentando: “Este relvado sintético é muito mais que uma simples obra. Ele representa o futuro do clube, uma nova era para o Grupo Desportivo Messsejanense, um lugar onde os nossos jovens se poderão desenvolver e todos os nossos atletas poderão competir nas melhores condições”
Já o presidente da Junta de Freguesia de Messejana, Manuel António Encarnação, frisou que a colocação do relvado foi “a concretização de um sonho e também um incentivo para os todos os membros da atual direção continuarem como até aqui, a trabalhar em prol da coletividade”.
Finalmente, o vice-presidente da AFBeja, Francisco Fernandes, voltou a destacar a melhoria das condições dos campos de futebol do distrito ao longo dos últimos anos. “Só conseguimos melhorar a qualidade do nosso jogo e dos nossos jovens com pisos destes”, concluiu.