Rede wifi reforçada no concelho de Odemira

Rede wifi reforçada no

Reforçar e alargar a rede de internet sem fios (wifi) nos espaços públicos de todo o concelho, nomeadamente nas freguesias do interior, é a grande meta da Câmara de Odemira, que viu recentemente aprovada a sua candidatura ao projecto "Wifi4EU", lançado pela Comissão Europeia.
O projecto"WiFi4EU" tem como objectivo"proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida" das comunidades locais, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, "contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos e o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais".
Nesse sentido, são atribuídos pela Comissão Europeia vouchers para financiar os custos de aquisição de equipamento e instalação do sistema de wifi, sendo a Câmara de Odemira uma das beneficiárias da quarta e última convocatória da iniciativa.
"Esta candidatura vem num contexto de uma outra, que o Município de Odemira já tinha visto aprovada pela Turismo de Portugal e que está, neste momento, no terreno, por forma a criar a oportunidade para todos aqueles que aqui vivem ou nos visitam possam aceder a uma rede wifi gratuita em grande parte dos centros urbanos do concelho de Odemira", explica o vice-presidente da Câmara de Odemira.
Segundo Ricardo Cardoso, "neste momento existem mais de 20 localizações disponíveis com rede wifi gratuita no concelho", número que será agora reforçado e alargado "a novos locais" do concelho, "muitos deles no interior".
"Esse é, aliás, um objectivo claro que temos e vamos continuar com esse trabalho", observa Ricardo Cardoso, acrescentando: "Neste momento já existem nove freguesias servidas, portanto queremos alargar [a rede wifi] às restantes, ou seja, Relíquias, Vale de Santiago, Luzianes e São Martinho das Amoreiras, para que este serviço esteja disponível em todo o território" do concelho.
Relativamente ao prazo para a concretização deste projecto, o edil não avança com uma data concreta, mas deixa uma garantia: "A nossa disponibilidade e vontade é avançar de forma imediata".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima