Produtores de todo o país e até da vizinha Espanha marcam presença na 25ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, que a Câmara de Serpa organiza, em parceria com diversas instituições, neste fim de semana, entre os dias 20 e 22, para afirmar o concelho e os seus maiores recursos.
De acordo com a autarquia, em 2026 o certame vai contar com 54 stands só dedicados ao queijo e 250 variedades de queijo. Além do Serpa DOP, estarão presentes na feira produtores de queijo da Beira Baixa, de Évora, da Serra da Estrela e de São Jorge, assim como nove produtores espanhóis, numa parceria com a Quesandaluz – Associação de Queijeiros da Andaluzia.
Esta diversidade de queijos “celebra igualmente o Ano Internacional dos Pastores e das Pastagens, destacando o papel fundamental dos pastores e das práticas de gestão sustentável das pastagens na produção de alimentos de qualidade e na preservação do território”, indica a Câmara Municipal.
Ao todo, a Feira do Queijo do Alentejo em Serpa contará com um total de 170 expositores de vinhos, enchidos, mel, doçaria e bebidas licorosas, artesanato, exposição de ovinos, tasquinhas, maquinaria agrícola e várias instituições locais e regionais.
“A edição deste ano surge aumentada e reforçada, com mais espaço na tenda das tasquinhas para acolher os concertos e o habitual convívio e, também, pelas ações de valorização de práticas sustentáveis e formação de novas gerações de profissionais ligados ao setor e o acesso a novos mercados”, acrescenta a autarquia.
A música será um dos destaques no programa da feira, onde vão atuar Os Vizinhos, num concerto agendado para as 22h30 de sábado, 21. Pelo palco vão ainda passar, ao longo dos três dias, Joana Gonçalves & Os Terra Forte, Trigo Roxo, Filipe Alves, As Vozes, Rockustico e Duarte Alves, além da banda da Sociedade Filarmónica de Serpa, espetáculos de cante alentejano e a atuação dos DJ’s Pete Tha Zouk, DIDZ e Sunlize.
Os colóquios “Queijo Serpa DOP: Tradição e Novos Mercados” e “O Futuro tem Queijo Serpa DOP – Novas gerações, novas ideias, o mesmo sabor de sempre” integram igualmente o programa da feira, que receberá ainda, no domingo, 22, pelas 11h30, a cerimónia de assinatura do protocolo de parceria para a constituição e dinamização do SIPAM – Sistema Importante do Património Agrícola Mundial “O Montado da Serra de Serpa”.
Este projeto visa reconhecer “o valor único do montado da serra de Serpa enquanto sistema agrícola tradicional, sustentável e também profundamente ligado à produção do Queijo Serpa DOP e à identidade do território”.
Concursos, a escolha do “Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, workshops e atividades lúdico-pedagógicas marcam igualmente o programa do certame.












