PS teme que nova legislação possa prejudicar IPBeja

PS teme que nova legislação

O PS teme que a recente decisão do Governo sobre as redes regionais do ensino superior possa levar à desvalorização do ensino politécnico e, consequentemente, do IPBeja.
A preocupação dos socialistas foi manifestada esta segunda-feira, 1, pelo deputado do PS eleito por Beja e pelo presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Luís Pita Ameixa e Pedro do Carmo, respectivamente, após uma visita de trabalho ao Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), onde reuniram com o presidente da instituição, Vito Carioca.
Após o encontro, em comunicado, Pita Ameixa e Pedro do Carmo realçam “a importância do ensino superior em Beja”, que serviu para qualificar “a cidade e a região” e constituiu-se “como um pólo de desenvolvimento da maior importância”.
Por isso mesmo, os dois socialistas consideram que a recente decisão do Governo PSD/ CDS-PP relativa às redes de oferta regional do ensino superior lhes causa a “maior preocupação”, dado poder “levar à desvalorização do ensino politécnico”.
Na opinião de Luís Pita Ameixa e Pedro do Carmo, esta medida irá “encostar” o ensino politécnico “à formação de curta duração, estigmatizando estas instituições, apoucando-as no sistema de ensino superior, e, em consequência, reduzindo-as na sua importância e utilidade social e regional, e reduzindo o número de alunos e logo de professores, técnicos e outros funcionários”.
No âmbito da visita ao IPBeja, os dois responsáveis socialistas destacam ainda as “excelentes instalações” de que a instituição dispõe, fruto “da visão estratégica desenvolvimentista do PS para a região”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima