A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS ficou bastante satisfeita com o resultado obtido pelo partido no distrito de Beja nas eleições Autárquicas de 1 de Outubro, que terminou com a conquista de 10 das 14 câmaras da região, quatro das quais “roubadas” à CDU: Castro Verde, Beja, Moura e Barrancos.
“O PS conquistou mais votos, mais mandatos, mais câmaras e mais freguesias. O PS é hoje, no Baixo Alentejo e no país, o maior partido autárquico”, exulta o presidente da FBA, Pedro do Carmo, em comunicado enviado ao “CA”, destacando o facto de o PS na região dizer “presente” num contexto de afirmação do Poder Local, no qual “se vai concretizar a descentralização de competências e meios do Poder Central para o patamar de poder político democrático mais próximo dos cidadãos”.
O dirigente socialista aprovieta a ocasião para saudar as vitórias do PS em Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira e Ourique, assim como “os contributos cívicos” e “políticos” travados pelos candidatos do partido em Alvito, Cuba, Serpa e Vidigueira.
Quanto ao futuro, Pedro do Carmo assume ser necessário continuar a inverter os constrangimentos e as disponibilidades financeiras do país, fruto “dos passivos de inacção acumulados ao longo dos anos da governação PSD/CDS e de abandonos sucessivos ao longo dos anos”.
O presidente da FBA diz ainda que “o PS trabalhará com todos, com sentido da realidade e das disponibilidades, tendo por único compromisso o Baixo Alentejo e os baixo-alentejanos”, embora reconheça que “o actual quadro comunitário de apoios é o que foi herdado da direita, não permitindo ainda encontrar mais soluções para a região”.
Ainda assim, Pedro do Carmo garante que os socialistas não irão ser “comprometidos com preconceitos ideológicos nem com a mera resignação de sublinhar os problemas, como acontece com outros”.
“Os nossos únicos compromissos são com as pessoas e com as nossas terras. E com humildade democrática, determinação e sentido de construção de soluções realistas e sustentáveis para o futuro, continuaremos a dar voz ao Baixo Alentejo, a trabalhar em soluções de compromisso e a dar esperança a um futuro melhor para o nosso Mundo Rural”, conclui.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde