PS de Castro Verde quer cultura plural e associativismo independente

PS de Castro Verde quer cultura

A candidatura do PS à Câmara de Castro Verde defende que o associativismo local veja reforçada a sua independência e que a programação cultural do município seja mais plural.
O cabeça-de-lista António José Brito adianta ao “CA” que “a aposta em políticas para reforçar o movimento associativo e o respeito total pela independência da sua intervenção são duas linhas fundamentais” da sua candidatura, tendo sido assumidas no I Fórum “Construir a Mudança”.
A iniciativa decorreu na última segunda-feira, 6, em Castro Verde, e debateu o tema “Cultura e Associativismo”, tendo contado com a presença do escritor Manuel Alegre.
De acordo com o candidato socialista, “não cabe às autarquias locais substituir o movimento associativo e muito menos mantê-lo, em vários momentos, muito dependente dos apoios financeiros regulares”.
“A nosso ver esses apoios devem manter-se e até ser reforçados mas, ao mesmo tempo, queremos estimular a liberdade criativa das associações, incentivando a sua autonomia e dinâmica como forma de reforçar a cidadania”, frisa António José Brito, que em caso de vitória nas próximas autárquicas pretende proporcionar ao movimento associativo do concelho “melhores condições nas suas sedes, na organização da sua intervenção e nos meios disponíveis para uma actividade que seja independente”.
Relativamente à área da programação cultural, o cabeça-de-lista do PS diz rejeitar “a apologia de um certo cosmopolitismo em detrimento dos valores da nossa tradição e dos nossos saberes”.
“Apostar com seriedade na formação de públicos não implica rejeitar quase completamente a cultura popular e, desse modo, impedir um verdadeiro envolvimento de uma maioria expressiva das pessoas”, argumenta António José Brito, que conclui: “Seremos mais eficazes quanto à pluralidade dos espectadores e, porque isso é muito importante no tempo que vivemos, vamos gerir sem desperdícios e sem excessos os meios financeiros disponíveis na Câmara Municipal” de Castro Verde.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima