PS de Castro Verde quer cultura plural e associativismo independente

PS de Castro Verde quer cultura

A candidatura do PS à Câmara de Castro Verde defende que o associativismo local veja reforçada a sua independência e que a programação cultural do município seja mais plural.
O cabeça-de-lista António José Brito adianta ao “CA” que “a aposta em políticas para reforçar o movimento associativo e o respeito total pela independência da sua intervenção são duas linhas fundamentais” da sua candidatura, tendo sido assumidas no I Fórum “Construir a Mudança”.
A iniciativa decorreu na última segunda-feira, 6, em Castro Verde, e debateu o tema “Cultura e Associativismo”, tendo contado com a presença do escritor Manuel Alegre.
De acordo com o candidato socialista, “não cabe às autarquias locais substituir o movimento associativo e muito menos mantê-lo, em vários momentos, muito dependente dos apoios financeiros regulares”.
“A nosso ver esses apoios devem manter-se e até ser reforçados mas, ao mesmo tempo, queremos estimular a liberdade criativa das associações, incentivando a sua autonomia e dinâmica como forma de reforçar a cidadania”, frisa António José Brito, que em caso de vitória nas próximas autárquicas pretende proporcionar ao movimento associativo do concelho “melhores condições nas suas sedes, na organização da sua intervenção e nos meios disponíveis para uma actividade que seja independente”.
Relativamente à área da programação cultural, o cabeça-de-lista do PS diz rejeitar “a apologia de um certo cosmopolitismo em detrimento dos valores da nossa tradição e dos nossos saberes”.
“Apostar com seriedade na formação de públicos não implica rejeitar quase completamente a cultura popular e, desse modo, impedir um verdadeiro envolvimento de uma maioria expressiva das pessoas”, argumenta António José Brito, que conclui: “Seremos mais eficazes quanto à pluralidade dos espectadores e, porque isso é muito importante no tempo que vivemos, vamos gerir sem desperdícios e sem excessos os meios financeiros disponíveis na Câmara Municipal” de Castro Verde.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima