PS de Castro quer água do Alqueva no Monte da Rocha

PS de Castro quer água do

O PS de Castro Verde alerta para a necessidade de ser definida uma resposta a “médio-prazo” para os problemas da seca que afectam o concelho e toda a região do Campo Branco.
Nesse sentido, os socialistas defendem que a solução “deverá obrigatoriamente passar pela ligação entre as albufeiras do Monte da Rocha e do Roxo” – barragem no concelho de Aljustrel que já tem ligação ao Alqueva.
Segundo explica o vereador do PS na Câmara de Castro Verde, António José Brito, com essa solução, a barragem do Monte da Rocha poderá “beneficiar do abastecimento a partir do Alqueva e, definitivamente, superar situações como as que está a viver neste momento”.
Esta solução, reforça o eleito do PS, “poderá também potenciar o surgimento de uma nova realidade na agricultura” do Campo Branco, “uma vez que permitirá o surgimento de múltiplas oportunidades para a diversificação e valorização do sector a partir de novos modelos com regadio”.
Esta posição do PS surge em função do actual quadro de seca que poderá criar problemas, por exemplo, na vila de Castro Verde, onde o abastecimento de água é assegurado a partir da albufeira do Monte da Rocha, cuja capacidade de armazenamento está abaixo dos 30%.
“Trata-se de um quadro muito complicado e periódico”, reforça António José Brito, salientando que “não há outro caminho no futuro capaz de resolver este problema”.
“Incentivamos publicamente a EDIA e o Governo no sentido de equacionarem desde já um plano que, a médio-prazo, aponte para a criação desta solução que resolverá os problemas de abastecimento público de água a Castro Verde e ao Campo Branco e criará imensas oportunidades para uma nova agricultura com água”, conclui o autarca.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima