PS critica Governo por atrasos na campanha de vacinação de ovinos e caprinos

O PS acusa o Governo de não estar a garantir o financiamento parcial às organizações de produtores para a sanidade animal (OPSA), o que está a causar atrasos na campanha de vacinação de ovinos e caprinos contra a brucelose e a tuberculose.

Segundo os socialistas, “este atraso está a prejudicar os produtores, que têm na Páscoa, uma das épocas altas de comercialização”.

“O senhor ministro da Agricultura [José Manuel Fernandes], em vez de andar entretido a fazer ações de campanha eleitoral, deveria estar a cumprir com a sua função e assegurar que o financiamento chega às respetivas entidades para que a vacinação dos animais possa acontecer no tempo devido”, frisa ao “CA” o deputado socialista Nelson Brito, eleito por Beja e coordenador do PS na Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas.

O parlamentar acrescenta que, “infelizmente, estamos perante um governo que em vez de responder às reais necessidades do sector, opta por empenhar o seu tempo a pensar nos dividendos que pode retirar das próximas eleições legislativas”.

De acordo com Nelson Brito, o Programa Nacional de Saúde Animal “está atualmente parado”, uma vez que “o financiamento parcial, por parte do Estado à Organização de Produtores para a Sanidade Animal, ainda não se verificou, numa altura em que em anos anteriores já decorriam as campanhas de controlo sorológico”.

“Este atraso no programa anual irá afetar de imediato o mercado da Páscoa, o mais importante para os criadores de ovinos e caprinos, pois a sua ausência pode limitar o transporte e a comercialização dos animais e não cumpre as exigências regulatórias e as condições requeridas pelos mercados compradores”, nota Nelson Brito.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima