O PS apresentou no Parlamento um projeto de resolução, já aprovado, onde recomenda ao Governo que crie condições para a reativação da fileira da lã.
De acordo com os socialistas, o projeto de resolução foi aprovado com os votos contra do PAN e a abstenção do PSD, CDS e IL e resulta “de um vasto processo de auscultação dos produtores e das associações do setor”, visando “contrariar uma tendência de decréscimo da produção de lã no nosso país, nos últimos anos”.
“Congratulamo-nos com a aprovação do nosso projeto de resolução e estamos disponíveis para um diálogo construtivo agora, na especialidade, com os outros partidos, para que possamos inverter um ciclo descendente desta fileira tão importante e com um potencial que não podemos desperdiçar”, afirma o deputado do PS Pedro do Carmo, eleito por Beja.
O eleito socialista lamenta ainda “que os partidos que suportam o Governo, PSD e CDS, que tanto apregoam o apoio ao interior e às atividades tradicionais, tenham ficado completamente à margem deste processo e se tenham demitido de apresentar qualquer proposta que evite, num futuro próximo, a extinção deste setor”.
No projeto de resolução, que vai agora descer à Comissão de Agricultura, o PS recomenda ao Governo que crie incentivos à reativação das indústrias ligadas à fileira da lã e que estimule o Centro de Competências para a Lã para que apresente “propostas de certificação das lãs nacionais, com ênfase nas lãs de raças autóctones”.
Os socialistas propõem igualmente que o centro “desenvolva uma campanha de promoção da lã nacional como matéria-prima ecológica e sustentável e que haja incentivos para associações de produtores direcionados para o melhoramento e a valorização das lãs, em especial das raças autóctones mais ameaçadas”.
“O PS considera ainda essencial que, através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da CCDR do Alentejo, se reforce a investigação aplicada, financiando projetos que tragam inovação à cadeia produtiva, e que sejam disponibilizados dados estatísticos fidedignos sobre toda cadeia produtiva”.
“Por último, o PS recomenda ao Governo que crie cursos de tosquiadores, em colaboração com as associações de produtores e através do IEFP”.
“Estas são medidas que podem interromper o círculo vicioso que se verificou nos últimos anos: a lã desvaloriza e gera prejuízo; os criadores não investem na qualidade da lã; a lã perde qualidades; a lã desvaloriza e gera prejuízo”, conclui Pedro do Carmo.












