PS apresenta projecto sobre Alqueva a regantes e agricultores

PS apresenta projecto sobre

A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS apresenta esta terça-feira, 19, o projecto de resolução sobre Alqueva à EDIA e às associações de regantes e agricultores.
A comitiva encabeçada pelo presidente da FBA, Pedro do Carmo, e pelos deputados Luís Pita Ameixa (Beja) e Miguel Freitas (Faro), começa o dia às 9h30 na sede da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja. Seguem-se reuniões com a ACOS – Agricultores do Sul (10h30), com a Associação de Beneficiários do Roxo (11h30) e com a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas.
O projecto de resolução sobre Alqueva apresentado pelo bancada do PS na Assembleia da República na última quinta-feira, 14, recomenda ao Governo a rápida finalização da obra e a garantia do seu desenvolvimento futuro até 2015.
O documento apela também que o Governo promova a criação de uma Intervenção Territorial Integrada (ITI) para o Alqueva no próximo período de programação dos apoios europeus, de 2014 a 2020. Esta ITI, acrescenta o PS, deve ser “dotada dos meios financeiros e das opções estratégicas adequadas que permitam fomentar o desenvolvimento agro-ambiental e agro-industrial” na zona de influência do empreendimento.
Os socialistas sustentam igualmente a necessidade de redefinir as funções e competências da EDIA, de modo a “assegurar a continuidade da empresa como gestora e dinamizadora dos fins múltiplos do empreendimento”.
Por último, o projecto de resolução do PS diz que o Governo deve garantir que a gestão dos perímetros de rega da rede secundária do empreendimento seja, “em primeira opção, uma competência dos agricultores, através das adequadas organizações”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima