A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS apresenta esta terça-feira, 19, o projecto de resolução sobre Alqueva à EDIA e às associações de regantes e agricultores.
A comitiva encabeçada pelo presidente da FBA, Pedro do Carmo, e pelos deputados Luís Pita Ameixa (Beja) e Miguel Freitas (Faro), começa o dia às 9h30 na sede da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja. Seguem-se reuniões com a ACOS – Agricultores do Sul (10h30), com a Associação de Beneficiários do Roxo (11h30) e com a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas.
O projecto de resolução sobre Alqueva apresentado pelo bancada do PS na Assembleia da República na última quinta-feira, 14, recomenda ao Governo a rápida finalização da obra e a garantia do seu desenvolvimento futuro até 2015.
O documento apela também que o Governo promova a criação de uma Intervenção Territorial Integrada (ITI) para o Alqueva no próximo período de programação dos apoios europeus, de 2014 a 2020. Esta ITI, acrescenta o PS, deve ser “dotada dos meios financeiros e das opções estratégicas adequadas que permitam fomentar o desenvolvimento agro-ambiental e agro-industrial” na zona de influência do empreendimento.
Os socialistas sustentam igualmente a necessidade de redefinir as funções e competências da EDIA, de modo a “assegurar a continuidade da empresa como gestora e dinamizadora dos fins múltiplos do empreendimento”.
Por último, o projecto de resolução do PS diz que o Governo deve garantir que a gestão dos perímetros de rega da rede secundária do empreendimento seja, “em primeira opção, uma competência dos agricultores, através das adequadas organizações”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde