Prospecção de ouro vai avançar em Borba

Prospecção de ouro

A empresa canadiana Colt Resources e a britânica Star Mining anunciaram ter assinado um memorando de entendimento relativo à concessão experimental de Borba, no distrito de Évora, para trabalhos de prospecção e de pesquisa de ouro.
A Colt Resources, que tem vindo a realizar campanhas de prospecção de ouro na concessão da Boa-Fé e na área de Montemor-o-Novo, detém agora duas novas licenças de exploração no Alentejo, em Borba e em Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém), focadas no ouro, mas que pretendem também aferir o potencial de outros metais, como o cobre, zinco e chumbo.
Em relação a Borba, a Colt divulgou que, na segunda-feira, 25, assinou com a Star Mining um memorando de entendimento com as linhas gerais do acordo definitivo que as duas empresas pretendem celebrar dentro de “60 dias”. Segundo um comunicado enviado à Agência Lusa, as duas empresas vão explorar, em conjunto, a licença de Borba e acordaram que a Star Mining “irá desenvolver um plano de trabalho e ganhará o direito de propriedade da concessão de forma progressiva”.
“Numa primeira fase, após a conclusão de um programa de trabalhos e de despesas não inferiores a 350.000 dólares americanos, por um período de até 12 meses, a Star Mining pode inicialmente ganhar uma participação de 25% na licença Borba”, estabelece o memorando.
A seguir, e depois de concluído “um programa de trabalhos e despesas não inferior a 750.000 dólares americanos, durante um período de até 24 meses”, a Star Mining pode vir a “ganhar uma participação de 35% na licença de Borba”, acrescenta o documento.
O acordo prevê ainda que, quando a Star Mining obtiver uma participação de 80% na licença de Borba, a propriedade remanescente da Colt, de 20%, vai ser revertida “para uma taxa de performance”.
E a Star Mining, pode ler-se no documento, “também terá a opção de comprar esta participação remanescente de 20% da licença de Borba”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima