Propostas para festejar a Liberdade!

Propostas para festejar a Liberdade!

A Revolução de Abril comemora este fim-de-semana 41 anos e há propostas para todos os gostos pelo distrito de Beja fora. O “CA” mostra-lhe onde pode celebrar Abril!
Organizados pelas autarquias, os festejos do 25 de Abril incluem muita música, cante alentejano, espectáculos de fogo-de-artifício, sessões evocativas e homenagens. Tudo para assinalar o dia em que Otelo, Salgueiro Maia e os "soldados de Abril" puseram termo a mais de 40 anos de ditadura.

ALJUSTREL
Os portugueses D.AM.A. são os “cabeças-de-cartaz” da festa que terá lugar na noite de 24 Praça da Resistência, no “coração” da vila mineira. O concerto acontecerá depois da actuação da banda filarmónica local e dos coros do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e Sinenomine, de Lisboa, seguindo-se o fogo-de-artifício.
No dia seguinte, destaque para o espectáculo musical “A Cantar Abril”, que a partir das 15h30 reunirá diversos grupos corais do concelho.

ALMODÔVAR
A partir das 21h30 o Jardim dos Bombeiros recebe o espectáculo “Cantar Abril”, com o grupo Os Malteses, e às 24h00 tem lugar um espectáculo pirotécnico.
No sábado, 25, entre outras actividades, destaque para a homenagem aos grupos corais do concelho (10h30 no Jardim dos Bombeiros) e para o Concurso de Saltos de Obstáculos (14h00 no Parque de Feiras).

ALVITO
Às 22h00 desta sexta-feira, 24, a Praça da República recebe um espectáculo musical com os Cantares D’Outrora, sendo que pela meia-noite os céus da vila serão iluminados pelo fogo-de-artifício.

BARRANCOS
Os festejos de Abril na vila raiana vão decorrer no âmbito de mais uma edição da ExpoBarrancos, que a partir das 22h00 desta sexta-feira, 24, recebe um espectáculo com Mico da Câmara Pereira e Sérgio Rossi. E às 00h00 haverá um espectáculo de fogo-de-artifício.

BEJA
A Praça da República recebe esta sexta-feira, a partir das 21h30, uma noite de música com a banda da Sociedade Capricho Bejense, seguida das actuações dos Mocinhos do Cante, Paulo Colaço, Adiafa & Grupo Coral de Beja e Abel Fava. À meia-noite há fogo-de-artifício.
No sábado, 25, destaque para o Desfile da Liberdade pelas ruas da cidade a partir das 10h00 e para uma prova de atletismo no Complexo Desportivo Fernando Mamede às 15h00.

CASTRO VERDE
Esta noite Celina da Piedade sobe ao palco do cine-teatro municipal, pelas 21h30, para protagonizar o concerto “Cante e Música em Noite de Revolução”, onde será acompanhada pelo Grupo Coral “Os Ganhões”, de Castro Verde.
No sábado, 25, o Parque da Liberdade recebe mais uma Manhã Liberdade (9h30) e de tarde os grupos corais “Os Cardadores” da Sete e “As Camponesas” de Castro Verde e os ranchos folclóricos da Casa do Povo de Alpiarça e de Faro marcam presença em mais uma “Tarde Popular”, que se realiza no anfi-teatro municipal pelas 16h00.

CUBA
A partir das 21h00 desta sexta-feira, 24, o Largo Cristóvão Colon recebe as actuações dos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo da EBI de Cuba e infantário, seguindo-se o cante alentejano dos grupos corais do concelho. Ás 23h00 toca a banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, um quarto de hora depois há declamação de poesia por António Revez e às 23h30 actuam os Couple Coffee. Pela meia-noite tem lugar um espectáculo de fogo-de-artifício.

FERREIRA DO ALENTEJO
Às 00h00 de 25 de Abril serão lançados 41 morteiros em Ferreira do Alentejo, de forma a assinalar o aniversário da Revolução de Abril.
Para sábado, 25, a Câmara Municipal agendou a Feirinha dos Doces do Baixo Alentejo (10h00 na Praça Comendador Infante Passanha), a abertura da exposição de pintura de Inês Dourado “20 anos depois” (15h30 na Galeria de Arte – Capela de Santo António) e a actuação da Orquestra Típica Scalabitana (21h30 na Praça Comendador Infante Passanha).

MÉRTOLA
A vila de Mértola comemora os 41 anos do 25 de Abril com o espectáculo de homenagem a Zeca Afonso “Seja bem vindo quem vier por bem”, por Luís Galrito e Canto Livre, que sobem ao palco da Feira do Mel, Queijo e Pão a partir das 22h00 desta sexta-feira, 24.

MOURA
O 41º aniversário do 25 de Abril é festejado a partir das 19h00 desta sexta-feira na Praça Sacadura Cabral, com a abertura da exposição “Passadeira de Abril”. Segue-se o espectáculo “Canções de Abril”, que inclui música e teatro.
No dia 25, depois da cerimónia matinal do içar da Bandeira, junto dos Paços do Concelho, haverá diversas actividades desportivas e, às 16 horas, na Praça Sacadura Cabral, o XV Encontro de Grupos Corais organizado pelas Brisas do Guadiana.

ODEMIRA
Em Odemira a festa vai ser de arromba! Esta noite actua no Largo Brito Paes o músico Frankie Chavez e à meia-noite decorrerá o simbólico hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda Filarmónica de Odemira e pelo Grupo Coral da Casa do Povo de São Luís. Segue-se o habitual espectáculo de fogo-de-artíficio, na Zona Ribeirinha, e a festa continuará noite fora com a actução dos Expensive Soul & Jaguar Band.
No sábado, 25, realiza-se, pela tarde, um festival de folclore no Cerro do Peguinho e de noite há fado no Largo Brito Paes com Ana Moura.

OURIQUE
O cine-teatro Sousa Telles recebe esta sexta-feira, 24, pelas 21h30, a exibição do filme “Alentejo Alentejo” e no sábado, 25, terá lugar a “Corrida Colorida Solidária” (17h00) e um concerto de cavaquinhos (21h30 no cine-teatro).

SERPA
O cine-teatro municipal recebe esta sexta-feira, a partir das 21h30, a actuação dos grupos corais da Academia de Serpa, “Os Ceifeiros de Serpa” e da Casa do Povo de Serpa, seguindo-se um concerto da banda da Sociedade Filarmónica de Serpa. Depois da meia-noite terá lugar um espectáculo piro-musical na Praça da República.

VIDIGUEIRA
A Revolução dos Cravos é comemorada a partir das 21h30 no Centro Multifacetado, com a gala “+ Local”, onde serão premiados os melhores alunos do segundo e terceiro ciclos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e o melhor aluno da Escola Profissional Fialho de Almeida, além de serem entregues auxílios económicos às associações e aos alunos do ensino superior.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima