O projeto “Cultivando Saúde”, dinamizado no concelho de Odemira pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e pela cooperativa TAIPA, recebeu, na passada semana, o Prémio Integrated Care Award, na categoria Governança Colaborativa e Parcerias.
A distinção, atribuída pela Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), foi atribuída no âmbito do V Encontro Nacional de Integração de Cuidados, que decorreu em Matosinhos, nos dias 13 e 14 de novembro.
Segundo a Câmara de Odemira, o projeto “Cultivando Saúde”, dedicado à população migrante do concelho, arrancou em 2023 e prolonga-se até ao próximo ano.
A iniciativa é financiada pelo Fundo de Filantropia da Maravilha Farms – Reiter Affiliated Companies e, em 2024, foi também apoiada pela Câmara de Odemira, através do programa “Sinergias Sociais”.
A sua distinção pela PAFIC “reflete o impacto do trabalho conjunto feito no território e valoriza a forma como se promove capacitação profissional, cocriação e respostas equitativas em saúde e na área social”, refere a autarquia odemirense.
“Este reconhecimento nacional confirma que em Odemira é possível desenvolver modelos de integração de cuidados consistentes e sustentáveis”, acrescenta a Câmara Municipal.












