O projeto Malacate está a promover, ao longo deste mês de maio, uma residência artística na Mina de São Domingos, numa parceria entre a companhia Cepa Torta e a Câmara de Mértola.
A localidade mineira é “anfitriã” do programa de residências artísticas “Vagabundas”, com a participação das artistas Margarida Azevedo e Vera Santana.
A residência de Margarida Azevedo tem por base o projeto “Alma Lavra”, em que a artista “pretende dar a conhecer a realidade das mulheres do interior do país a partir de contos e fotografias que resultam de retratos e entrevistas a quem vive diariamente no interior”.
Já Vera Santana está a desenvolver o projeto multidisciplinar “Papoilas”, em que procura “promover o desenvolvimento da memória feminina da comunidade da Mina São Domingos, através da recolha de histórias verídicas e da ‘exploração’ de emoções sobre essas memórias e da sua transição para a linguagem artística teatral, finalizada numa experiência da partilha com a comunidade”.
As duas residências artísticas terminam a 31 de maio, sendo que a 30 de maio será apresentado um espetáculo no cineteatro da Mina de São Domingos.