Projecto "Heróis da Água" com balanço muito positivo

Projecto "Heróis da Água"

Chegou ao fim o primeiro ciclo do projecto “Heróis da Água”, acção iniciada há cerca de um ano pela EMAS de Beja junto da comunidade educativa do concelho bejense.
O projecto “Heróis da Água” surgiu em 2012 e um ano depois o balanço é positivo. “Aquilo que sentimos na EMAS é um grande sentimento de satisfação e de dever cumprido”, diz ao “CA” o director-delegado da Empresa Municipal de Água e Sanemaento (EMAS) de Beja.
Rui Marreiros sublinha ainda tratar-se “de um projecto único” na área das empresas dos serviços de água, tanto pela sua dimensão como pela sua duração no tempo ou por ter sido implementada com recurso a meios próprios e a parcerias com agentes locais.
“Também ao nível da relação custo-benefício” este projecto “apresenta um saldo extremamente positivo, já que os custos foram reduzidos se ponderados em função dos benefícios conseguidos”, continua o responsável, lembrando que o autocarro dos “Heróis da Água” resultou do aproveitamento de um veículo cedido pela Câmara de Beja “que se encontrava inoperacional” e que muitos dos conteúdos foram desenvolvidos internamente.
Muito importante na iniciativa “tem sido também a oportunidade de desmistificar o papel destas empresas, muitas vezes fechadas sobre si próprias, dedicadas apenas a actividades de rotina”, continua Rui Marreiros, que conclui: “Esta tipologia de empresas devia ter assumido desde há muito esta responsabilidade ambiental. É esse atraso que se verificou na EMAS durante anos que temos tentado recuperar desde 2010, com um assumido sucesso que agora parece incomodar algumas pessoas”.
O festival realizado no passado dia 1 de Junho marcou o encerramento do primeiro ciclo do projecto, mas a EMAS vai ainda entregar a todas as escolas visitadas de um diploma de participação e de uma bandeira.
Os “Heróis da Água” regressam depois em Setembro, com o arranque de novo ano lectivo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima