Projecto em Ourique promove sucesso escolar

Projecto em Ourique

Reduzir e prevenir o insucesso escolar precoce e promover a igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário “de boa qualidade são os objectivos do projecto “À Descoberta do Saber”, dinamizado pela Câmara de Ourique para promover o sucesso escolar entre a comunidade escolar local.
De acordo com o presidente da autarquia, este projecto surge na sequência daquela que tem sido uma das prioridades do Município ao longo dos últimos anos. “O compromisso com a Educação tem sido concretizado através dos apoios sociais e de uma relação estreita com a comunidade educativa, sempre na procura de soluções para os bloqueios, na valorização do trabalho realizado pelas comunidades escolares e na geração de uma oferta educativa apelativa para as crianças e os jovens de Ourique”, diz Marcelo Guerreiro.
É neste enquadramento que surge o “À Descoberta do Saber”. O projecto, que representa um investimento de cerca de 150 mil euros e tem comparticipação comunitária através do programa Alentejo 2020, conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Ourique e terá uma duração de três anos lectivos, arrancando já em 2017-2018.
De acordo com a autarquia, são várias as actividades previstas no âmbito do projecto, nomeadamente encontros para a articulação/comunicação entre entidades, acções de capacitação dos vários intervenientes da comunidade educativa e seminários para a partilha de boas práticas.
A criação de um Gabinete de Promoção do Sucesso Escolar, a dinamização de actividades nas aulas de Educação para a Cidadania dos segundo e terceiro ciclos, a criação no primeiro ciclo da actividade extra-curricular de Educação Activa, a dinamização de Oficinas de Apoio ao Estudo, a promoção do envolvimento parental e de actividades de animação para os encarregados de educação são outras as acções previstas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima