Projecto de Alqueva inaugura na Margem Esquerda 17 mil hectares de novos regadios

Projecto de Alqueva inaugura na Margem Esquerda 17 mil hectares de novos regadios

Quatro aproveitamentos hidroagrícolas do projecto de Alqueva, que abrangem 17 mil hectares de novos regadios na margem esquerda do Guadiana, são inaugurados sábado, 5, após um investimento de 112,5 milhões de euros.
Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), trata-se dos aproveitamentos hidroagrícolas de Orada/Amoreira (2.522 hectares), Brinches (5.463 hectares), Serpa (cerca de 4.400 hectares) e Brinches/Enxoé (4.698 hectares).
Os quatro aproveitamentos hidroagrícolas estão equipados com seis estações elevatórias e os novos regadios, integrados no subsistema de rega do Ardila, são servidos por dois circuitos hidráulicos, entre a Estação Elevatória de Pedrógão, na margem esquerda, e a albufeira do Enxoé.
Os circuitos, além de canais e adutores, incluem quatro barragens e um reservatório equipado com uma estação elevatória, num investimento na ordem dos 92 milhões de euros.
A inauguração dos aproveitamentos irá decorrer às 10h30, junto à barragem de Serpa, e deverá contar com a presença do ministro da Agricultura, António Serrano.
Com as várias obras, concluídas, em curso ou em fase de adjudicação, a EDIA já “dispõe de 66 mil hectares de regadios”, mais de metade dos 110 mil hectares previstos no projecto global, cuja conclusão deverá acontecer em 2013, depois de inicialmente prevista para 2025, revista para 2015 e entretanto antecipada em dois anos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima