Projecto da REAPN vai criar aldeia-lar em Serpa

Projecto da REAPN vai

O Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-pobreza (REAPN) pretende iniciar no próximo ano um projecto-piloto que dará origem a uma aldeia-lar no concelho de Serpa.
Em declarações à Rádio Renascença, o coordenador do REAPN em Beja explica que a ideia é “dar a um conjunto de aldeias e vilas” do interior “uma vocação”, nomeadamente naquelas que mais têm perdido pessoas, onde há bastantes casas devolutas, a população é envelhecida e a oferta de emprego é escassa.
O objectivo, explica João Martins, é que sejam criadas as “condições necessárias para poder acolher idosos que não são apenas os nacionais, mas também oriundos da Europa, através, por exemplo, da reabilitação de casas devolutas e pela constituição de serviços de saúde associados que podem, neste caso, ser privados”.
De acordo com este responsável, a primeira aldeia-lar ficará no concelho de Serpa, embora ainda não esteja definido em que localidade.
“Neste momento decorrem os trâmites legais e que envolvem diversas instituições e outras entidades, para que possamos apresentar o projecto em 2014”, justifica João Martins.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima