Programa de apoio à cultura esgotado em Beja

Programa de apoio à

A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
A iniciativa foi criada pela Câmara de Beja para apoiar especificamente os agentes culturais do concelho, em crise devido à pandemia, e, segundo fonte municipal, “esgotou no primeiro mês, com um total de 26 candidaturas apresentadas”.
Destas, acrescenta a mesma fonte, “17 foram apoiadas, o que se traduz num total de 33 ofertas culturais, das 55 recebidas, que vão estar disponíveis a partir de Setembro e que ultrapassam os 30.000 euros inicialmente definidos para o programa.
Ou seja, “entre Setembro e Novembro, Beja apresentará uma agenda cultural para todos os gostos onde a diversidade, qualidade e criatividade made in Beja serão uma constante”, observa a Câmara Municipal.
Segundo o Município bejense, “o PEAC veio complementar os apoios da autarquia concedidos no âmbito do PAMA Cultural, através do qual a Câmara de Beja apoiou no mês de Junho entidades do concelho em mais 31.000 euros, acrescendo aos valores de apoio regular e pontual já pagos em Maio ao movimento artístico e cultural e que superaram nessa ocasião os 41.000 euros”.
“As propostas apresentadas ao abrigo do PEAC variam entre os 1.000 euros e os 3.000 euros e envolverão mais de meia centena de artistas em espectáculos musicais, de teatro, tradição oral e exposições”, observa a edilidade, acrescentando que as diferentes actividades “irão decorrer em vários espaços culturais da cidade, nomeadamente na Biblioteca Municipal, no Centro UNESCO e no Teatro Pax-Júlia”.
A autarquia revela ainda que “assegura desde já 50% do pagamento dos projectos dos promotores seleccionados, pagando os restantes 50% no mês de realização/ exibição dos conteúdos que integraram as candidaturas”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima