Produção de azeitona com quebra de 60% em Borba

Produção de azeitona com

Os olivicultores da zona de Borba, no Alentejo, colheram este ano azeitona para azeite de "boa qualidade", embora prevendo um decréscimo de 60% da produção em relação a 2011.
O presidente da Cooperativa de Olivicultores de Borba, Diogo Sapatinha, explica à Agência Lusa que a campanha deste ano está no final, prevendo-se uma produção que deve rondar um milhão de quilos de azeitona, o que vai corresponder a 145 mil litros de azeite.
Diogo Sapatinha refere que na campanha deste ano a cooperativa de Borba, uma das principais do Alentejo, está a produzir azeite de "excelente qualidade".
A Cooperativa de Borba produz azeite de qualidade com Denominação de Origem Protegida (DOP), tendo exportado este ano 16% da produção de azeite engarrafado para o Brasil, Alemanha, Japão e Espanha, indica o responsável.
"Prevemos crescer 10 a 15% na exportação, em 2013, nos países para onde já estamos a vender, sobretudo para o Brasil e Japão", acrescenta.
Diogo Sapatinha refere que este ano as vendas de azeite engarrafado para o mercado nacional subiram 20%, face a 2011, enquanto as vendas para o mercado externo subiram 110%, também em relação a 2011.
Fundada em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, que produz a marca "Dom Borba", tem cerca de mil associados e abrange vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima