Proder garante 160 milhões de euros para projecto do Alqueva

Proder garante 160 milhões de euros para projecto do Alqueva

A gestora do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) garantiu esta terça-feira, 10, na Assembleia da República, que “a dotação global” para as obras do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) prevista após a reprogramação do programa, já aprovada em Bruxelas, “é superior a 160 milhões de euros”, ainda que tenha sido feito um corte no financiamento previsto inicialmente para o projecto, que será candidatado através do QREN.
A garantia de Gabriela Ventura surgiu na sequência das explicações solicitadas pelo deputado do PSD eleito por Beja, Mário Simões, durante uma audição realizada pela Comissão Parlamentar de Agricultura a esta gestora.
Na ocasião, Gabriela Ventura explicou que estavam executados “cerca de 130 milhões de euros” e a EDIA tinha ainda disponíveis para projectos já aprovados “cerca de 70 milhões de euros”.
Assim, continuou, se se juntar a este montante cerca de 97 milhões de euros que ainda estão disponíveis para novos empreendimentos, isso “significa que a dotação global para o Alqueva que fica daqui para a frente é superior a 160 milhões de euros”.
Este montante é superior aos 130 milhões que a EDIA “teve capacidade de executar até à data de hoje”, sublinhou ainda Gabriela Saraiva, acrescentando: “Não prevejo que a EDIA, pelo menos do que diz respeito ao financiamento Proder, tenha de abrandar o ritmo de obra que teve até à data da reprogramação, até ao final do ano passado”.
Após esta audição, Mário Simões destacou o facto das declarações de Gabriela Ventura renovarem “as esperanças de todos aqueles que vincaram de uma forma assertiva e muito firme o propósito de continuar a lutar para que os blocos de rega em falta no projecto Alqueva fossem concluídos”.
“Ficámos, assim, a saber que as obras de Alqueva podem continuar sem quebra de ritmo”, acrescentou o eleito laranja.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima