O Presidente da República chega esta sexta-feira, 22, ao distrito de Beja, onde vai ficar até sábado e visitar os concelhos de Moura, Serpa, Alvito e Beja no âmbito da iniciativa “Portugal Próximo”.
O roteiro que traz Marcelo Rebelo de Sousa aos três distritos do Alentejo começou na quinta-feira, 21, em Portalegre e, já depois de passar por Évora, chega ao final da tarde ao Baixo Alentejo.
Primeiro, o Presidente da República vai passar pelo paredão da barragem do Alqueva e em seguida realiza um passeio a pé pelo bairro histórico da Mouraria, em Moura.
Daí o chefe de Estado rumará para Serpa, participando na homenagem que será feita a Nicolau Breyner. Ainda em Serpa, mas de noite, Marcelo vai assistir à apresentação da peça de teatro "A Dama das Camélias", com Ruy de Carvalho e Sofia Alves.
No sábado, 23, o programa do “Portugal Próximo” começa na vila de Alvito, com Marcelo a aproveitar o facto de nessa data se celebrar o Dia Mundial do Livro para doar, a título institucional e pessoal, alguns livros à Biblioteca Municipal local.
Depois, o Presidente da República viajará de automotora até Beja, fazendo o trajecto Casa Branca e Beja, cuja eletrificação é há muito reclamada.
Na capital de distrito, o Presidente da República começará por visitar uma estufa de morangos e depois segue para o Centro de Paralisia Cerebral, onde almoçará com utentes.
Para as 15h30 está prevista a sua presença na Ovibeja, onde participará na cerimónia evocativa da memória de Manuel Castro e Brito, antigo presidente da ACOS e “pai” da Ovibeja, recentemente falecido.
A fechar o dia, cerca das 17h30, o chefe de Estado vai reunir na sede da ACOS com os deputados eleitos pelos três círculos distritais do Alentejo.
