O presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Pedro Salema, não espera “quaisquer restrições” ao uso da água armazenada na albufeira, que está com 64,5% de volume, a partir do próximo sábado, 1 de outubro.
“Face aos mecanismos que já estão previstos no contrato de concessão das centrais hidroelétricas e às prioridades de uso, eu acho que não haverá quaisquer restrições”, diz Salema em declarações à Agência Lusa.
Recorde-se que o Governo decidiu que, a partir de 1 de outubro, se verifique uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, incluindo a de Alqueva, “até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas”.
O objetivo é criar “uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos” identificados no diploma.












