A maioria CDU na Assembleia Municipal de Castro Verde “chumbou”, na segunda-feira, 27, a criação do Prémio de Mérito Escolar para os alunos do concelho, proposta que tinha sido previamente aprovada, com os votos favoráveis dos vereadores do PS e da CDU, na Câmara Municipal. Em comunicado, o PS de Castro Verde considera “lamentável e incompreensível” a posição dos eleitos comunistas, desde logo “porque, na Câmara Municipal, os dois vereadores da CDU votaram duas vezes a favor” desta iniciativa.
“Incompreensível porque, durante os 60 dias de consulta pública, nenhum eleito da CDU fez correcções ou sequer participou no processo. Incompreensível porque, depois de 41 anos sem nada fazer nesta matéria, a CDU não quer que outros o façam”, acrescentam os socialistas.
Para o PS, este projecto da Câmara Municipal visava “valorizar o mérito escolar” e “reconhecer o esforço, a dedicação, a disciplina, a responsabilidade cívica e o aproveitamento dos alunos do quinto ao 12º ano de escolaridade”.
“Infelizmente, a CDU não concorda e não quer este estímulo e valorização dos nossos alunos e opta por um voto partidário inexplicável ‘chumbando’ o projecto. Isto quando, curiosamente, em Alcácer do Sal, Grândola ou Santiago do Cacém, três concelhos onde lidera os municípios, aprovou projectos semelhantes a este e em Castro Verde vota contra”, termina o comunicado do PS.
Por seu lado, a CDU justifica a sua posição com o facto de, no documento apresentado, “a noção de mérito e a consequente distinção” se subsumir “ao mérito académico, designadamente, ao desempenho escolar ao nível dos conhecimentos, valorizando apenas as classificações”.
“Este documento omite o reconhecimento de condutas cívicas, dedicação, assiduidade e participação activa em iniciativas e projectos das escolas do agrupamento ou ainda o empenho em acções meritórias, como o voluntariado”, acrescenta a declaração de voto da CDU.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde