Porto de Sines regista melhor semestre de sempre e aumenta exportações em 48%

Porto de Sines regista melhor semestre de sempre e aumenta exportações em 48%

O porto de Sines registou nos primeiros seis meses de 2012 o seu melhor semestre de sempre na tonelagem de carga movimentada, ao registar um total de 14.281.697 toneladas, o que corresponde a um crescimento homólogo de 22% face ao ano transacto.
Fonte da Administração do Porto de Sines (APS) adianta ao "CA" que para este "excelente resultado contribuíram todos os segmentos de carga", sendo que o que mais cresceu foi o de granéis sólidos, "que registou um resultado excepcional, com um crescimento global de 73%, correspondendo a 2.839.748 toneladas".
Neste segmento, o carvão foi o tipo de carga que esteve mais em alta, crescendo 75%.
Já a carga geral registou um movimento total de 3.231.745 toneladas de mercadorias, destacando-se neste segmento a carga contentorizada, com um crescimento de 38% nas mercadorias movimentadas por contentor.
Ao todo, foram movimentados no porto de Sines 260.354 TEU (contentores) nestes primeiros seis meses do ano, o que corresponde a um crescimento homólogo de 28% e, igualmente, "ao melhor semestre de sempre".
De facto, "o Terminal XXI teve um excelente desempenho em todos os meses do primeiro semestre e registou o seu melhor mês de sempre em Abril passado, com 52.619 TEU movimentados neste mês", acrescenta a APS.
Também as exportações no porto de Sines continuam a registar subidas "muito significativas", com um crescimento neste semestre de 49% face a igual período de 2011, registando-se um total de 3.324.110 toneladas de mercadorias exportadas.
De realçar neste segmento o crescimento do tráfego para países fora da União Europeia, representando já 71% do volume total das exportações.
O número de navios entrados no porto do Litoral Alentejano nestes primeiros seis meses cresceu mais de três por cento, destacando-se, ainda, o incremento do porte dos navios em 14%, em linha com a vocação natural do porto de Sines para a recepção dos maiores navios em operação na navegação mundial.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima