Portalegre recebe Jornadas da Comunicação

Portalegre recebe

Os alunos de Jornalismo e Comunicação do Politécnico de Portalegre promovem a partir desta terça-feira, 18, a 18.ª edição das Jornadas da Comunicação, tendo como objectivo “atrair” o grande público para o mundo da comunicação social.
“Queremos atingir o maior número de pessoas, pois é importante para os alunos e para o grande público conhecer a vertente do jornalismo e comunicação”, adianta à Agência Lusa a presidente da comissão organizadora, Ana Machado.
Ao atingir a “maioridade”, a iniciativa, que vai decorrer até quinta-feira, 20, na Escola Superior de Educação, tem como “ponto alto" o tributo de comunicação a uma empresa de publicidade e o tributo de jornalismo a um suplemento de um jornal.
“Este é o evento mais antigo da Escola Superior de Educação, um evento consolidado na vida do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e, por isso, homenageamos sempre os melhores, aqueles que mais se destacam”, explica.
Durante as jornadas vão decorrer vários debates, sendo o primeiro, esta terça-feira de manhã, subordinado ao tema “O futuro do jornalismo especializado”, com a participação do docente Fernando Zamith e das jornalistas Joana Latino, Isabel Loução Santos e Teresa Conceição.
Segue-se esta terça-feira à tarde, um novo debate subordinado ao tema “A influência do marketing no cinema”, com a participação de Gonçalo Leite Velho e Luís Vintém.
O dia termina com mais uma conferência sobre “As relações entre jornalistas locais e jornalistas nacionais”, sendo oradores o director do site "Setúbal em Rede", Pedro Brinca, e Nuno Rodrigues de Sousa, do jornal "Público".
O segundo dia das jornadas arranca com o debate “Até que ponto a publicidade é invasiva”, com a participação do professor Jorge Vicente, Pedro Lopes, director de conteúdos da SP Televisão, e Sofia Moura, directora comercial da SIC.
No período da tarde, o debate é sobre “O papel do jornalista numa situação de risco”, com os jornalistas da Antena 1 José Manuel Rosendo e da SIC José Milhazes e Aurélio Faria.
O dia encerra com um seminário sobre “A forma como o grafismo e o design influenciam o sucesso de um jornal/revista”, contando com a participação do designer gráfico Duarte David, da revista "Pormenores", e do designer Henrique Cayatte.
O último dia das jornadas ficará marcado pelo tributo de comunicação à empresa de publicidade Mc Cann e o tributo de jornalismo ao suplemento "P3" do jornal "Público".
Além dos debates, as jornadas contarão ainda com actividades extra, como a projecção do filme “Boa Noite e Boa Sorte”, realizado por George Clooney, no pequeno auditório do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.
Um workshop sobre a “Procura da sua própria voz”, com a participação da docente Maria João Reis, é outra das iniciativas previstas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima