O Trio de Mário Laginha abre esta quinta-feira, 20, o 11º Portalegre JazzFest, que irá apresentar as tradições nacional, europeia e norte-americana do jazz, diz à Lusa o seu director artístico, Joaquim Ribeiro.
O Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP) será o palco principal do festival internacional, que se realiza até sábado, 22, e está orçado em 35 mil euros, segundo fonte da organização.
O Mário Laginha Trio tem uma carreira de mais de 20 anos. Laginha é um músico de jazz, que constitui com Maria João, com a qual já se apresentou neste festival, um dos duos portugueses mais internacionais e duradouros.
Laginha colaborou também com o pianista clássico Pedro Burmester, aos quais se juntou, em 2007, Bernardo Sassetti, no projecto “3 pianos”.
Aos portugueses Mário Laginha (piano) Alexandre Frazão (bateria) e Nelson Cascais (contrabaixo), seguem-se, no palco do CAEP, a tradição europeia com “Fire!”, grupo constituído por Mats Gustafsson (saxofones, Fender Rhodes, eletrónica), Andreas Werliin (baixo) e Johan Berthling (bateria e percussões), na sexta-feira, 21.
O 11º Portalegre JazzFest encerra com o quarteto Lean Left, que inclui Ken Vandermark, saxofonista e clarinetista norte-americano já conhecido do público português, integrado noutros projectos.
Desta feita o músico norte-americano é acompanhado por Paal Nilsen-Love e pela dupla Terrie Ex e Andy Moor, do grupo holandês The Ex.
A programação do festival alto-alentejano inclui oficinas musicais, uma feira de disco especializada em jazz, a cargo da discográfica Clean Feed, e sessões de música no café-concerto do CAEP, após os espectáculos no palco principal desta sala.
