Portalegre JazzFest arranca com Mário Laginha

Portalegre JazzFest

O Trio de Mário Laginha abre esta quinta-feira, 20, o 11º Portalegre JazzFest, que irá apresentar as tradições nacional, europeia e norte-americana do jazz, diz à Lusa o seu director artístico, Joaquim Ribeiro.
O Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP) será o palco principal do festival internacional, que se realiza até sábado, 22, e está orçado em 35 mil euros, segundo fonte da organização.
O Mário Laginha Trio tem uma carreira de mais de 20 anos. Laginha é um músico de jazz, que constitui com Maria João, com a qual já se apresentou neste festival, um dos duos portugueses mais internacionais e duradouros.
Laginha colaborou também com o pianista clássico Pedro Burmester, aos quais se juntou, em 2007, Bernardo Sassetti, no projecto “3 pianos”.
Aos portugueses Mário Laginha (piano) Alexandre Frazão (bateria) e Nelson Cascais (contrabaixo), seguem-se, no palco do CAEP, a tradição europeia com “Fire!”, grupo constituído por Mats Gustafsson (saxofones, Fender Rhodes, eletrónica), Andreas Werliin (baixo) e Johan Berthling (bateria e percussões), na sexta-feira, 21.
O 11º Portalegre JazzFest encerra com o quarteto Lean Left, que inclui Ken Vandermark, saxofonista e clarinetista norte-americano já conhecido do público português, integrado noutros projectos.
Desta feita o músico norte-americano é acompanhado por Paal Nilsen-Love e pela dupla Terrie Ex e Andy Moor, do grupo holandês The Ex.
A programação do festival alto-alentejano inclui oficinas musicais, uma feira de disco especializada em jazz, a cargo da discográfica Clean Feed, e sessões de música no café-concerto do CAEP, após os espectáculos no palco principal desta sala.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima