Portalegre é local ideal para investigação ferroviária

Portalegre é local ideal

O presidente da Rede Ferroviária Nacional (REFER), Rui Loureiro, considera que a linha ferroviária do Leste, junto a Portalegre, onde não circulam comboios de passageiros, reúne as condições “ideais” para desenvolver projectos de investigação.
“Todos os ensaios que têm de ser feitos sobre vias, têm de ser feitos em zonas que, efectivamente, permitam ter tempo, ser calmas para pensar, pois não é possível fazer isso numa linha de grande tráfego”, disse.
Nesse sentido, o responsável não descartou a possibilidade, no futuro, de utilizar aquela via para efectuar “ensaios fixos”.
“Aqui (região de Portalegre) e infelizmente, devido ao reduzido tráfego que tem esta via, são as condições ideais para se fazer investigação”, considerou.
O presidente da REFER falava aos jornalistas em Castelo de Vide, à margem da apresentação de um sistema de inspecção e avaliação de carris, "integrado, mais rápido, mais eficiente" e que promete "melhorar a segurança do transporte ferroviário", desenvolvido em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).
Este sistema foi também apresentado no terreno, na Estação Ferroviária de Portalegre.
O projecto europeu de avaliação de carris, apresentado pela REFER e ISQ, teve um investimento de cerca de cinco milhões de euros e vai permitir aumentar a segurança ferroviária.
O equipamento de inspecção e avaliação de carris, comparticipado em cerca de 3,2 milhões de euros por projectos comunitários, tem como objectivo funcionar de uma forma integrada, rápida e eficiente, bem como melhorar a segurança do transporte ferroviário.
Este projecto é resultado de quase quatro anos de trabalho de um consórcio de 13 parceiros europeus – entre empresas e universidades de sete países –, desenvolvido no âmbito do Sétimo Programa Quadro da Comissão Europeia para o Programa dos Transportes e coordenado pelo ISQ.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima