Porco alentejano é "rei" na vila de Ourique até domingo

Porco alentejano é "rei" na vila de Ourique até domingo

Para cumprir a tradição, a Feira do Porco Alentejano, em Ourique, apresenta um programa bastante recheado de acontecimentos, destacando-se, naturalmente, o Encontro Ibérico de Produtores que vai servir de “palco” à apresentação do Congresso Mundial do Presunto, que terá lugar em Ourique no mês de Maio do próximo ano.
Além deste destaque, não faltam tasquinhas, espectáculos, degustações, cante alentejano, bailes populares e ciclismo de alta competição.
A festa começa esta sexta-feira, 23, e prolonga-se até domingo, 25, no Pavilhão Multiusos de Ourique, onde são esperados milhares de visitantes, numa organização da autarquia local.
"Julgamos que a Feira do Porco Alentejano se está a consolidar ao nível da organização e do seu reconhecimento público e isso é muito importante para que se possa afirmar nos próximos anos como um grande evento da região, em beneficio de uma actividade económica especifica que é a fileira do porco alentejano. E fazemo-lo com recurso a co-financiamento comunitário. Este ano destaco a realização do encontro ibérico, que procurará estreitar os laços entre produtores, dirigentes e académicos ibéricos e que assinala igualmente o início do processo de organização do VII Congresso Mundial do Presunto [que vai decorrer em Ourique em 2013]", vinca ao "CA" o autarca Pedro do Carmo.
Neste dia de arranque da feira, logo depois do Encontro Ibérico, será feita a apresentação pública, no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 17h00, do filme promocional do Congresso Mundial do Presunto que vai decorrer em Ourique de 28 a 31 de Maio de 2013.
A partir do momento da apresentação, o filme promocional será divulgado pelos meios da Câmara Municipal e da Associação de Criadores de Porco Alentejano e utilizará as redes sociais para a sua divulgação a nível internacional. Terminada a apresentação pública, segue-se um presunto de honra no recinto da feira, que assinala a abertura oficial da mesma.
Animação do espaço da feira com o grupo “Fonte da Pipa”, um espectáculo com Berg e Bandidos e uma “noitada” com oDJ TóZé, vocalista da banda Per7ume, são outros momentos programados para este dia de arranque.
No sábado, 24, durante a manhã, está programado um colóquio sobre “A Economia e o Mundo Rural em Tempos de Crise”, que decorrerá no Centro de Convívio de Ourique.
Durante a tarde (15h30) realiza-se um <i>showcooking</i> com os alunos do curso de Cozinha da Fundação Odemira e o ciclismo estará em grande destaque com a chegada a Ourique da terceira etapa da Volta ao Alentejo – Crédito Agrícola Costa Azul.
Um desfile de grupos corais estará em destaque durante a tarde e, à noite, está programado um baile com Tó Romão e um espectáculo com o Grupo de Música Popular “Banza”.
A Feira do Porco Alentejano termina no domingo, 25, com um <i>showcooking</i> que contará com a presença do conhecido <i>chef</i> Carlos Capote, estando ainda programado, durante a tarde, um concurso de “Miss Piggy” e outro de “Grunhidos”.
A programação do certame fecha com um espectáculo do grupo de música popular Nova Aurora.

<b>MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A FEIRA DO PORCO ALENTEJANO’ 2012 E O SECTOR NA EDIÇÃO DE 23 DE MARÇO DO "CORREIO ALENTEJO", JÁ NAS BANCAS</b>

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima