Politécnico de Portalegre lança projecto para atrair alunos

Politécnico de Portalegre lança

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai lançar um projecto, que considera “pioneiro” em Portugal, cujo objectivo passa por unir entidades locais no sentido de criar “benefícios” para atrair e fixar estudantes no distrito.
“O projecto pretende atrair e fixar jovens nesta região, que está despovoada e, para isso, diversas instituições [públicas ou privadas] vão unir-se para dar benefícios aos estudantes”, explica à Agência Lusa o presidente do IPP, Joaquim Mourato.
Denominado “Cidades Amigas dos Estudantes”, o projecto conta já com o apoio dos municípios de Portalegre e de Elvas e de um conjunto de entidades públicas e privadas do Alto Alentejo.
“Nós [IPP] vamos garantir, por exemplo, o alojamento a preços reduzidos e um programa com médico de família em parceria com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, enquanto a Câmara de Portalegre assegura outro conjunto de benefícios e por aí fora, reunindo várias instituições em redor desta iniciativa”, diz.
“Quanto mais entidades envolvidas, mais oferta/benefícios vamos poder apresentar aos estudantes”, sublinha.
Segundo o presidente do Politécnico de Portalegre, podem também ser criados outros benefícios, como contratos de arrendamento jovem, estágios para jovens diplomados do IPP e transportes públicos com preços reduzidos.
"Vamos criar um conjunto de benefícios e queremos o máximo de instituições envolvidas nesta plataforma”, refere.
Trata-se, segundo Joaquim Mourato, de um projecto “sedutor” e “atractivo”, pois apresenta condições "mais favoráveis" para o acolhimento, integração e bem-estar dos alunos do ensino superior, que optem por estudar em Portalegre e em Elvas.
O presidente do IPP adianta que o projecto, que considera “pioneiro” a nível nacional, vai ser concretizado "já no próximo ano lectivo”.
“Queremos colocar a região toda em redor dos jovens, pois penso que pode ser um projecto que possa vir a beneficiar esta zona”, declara.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima