O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) inaugurou, na passada semana, o MindLab, um espaço inovador “que transforma o conceito de biblioteca académica num hub de criatividade, aprendizagem e partilha de conhecimento”.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela Fundação Trust, o novo espaço “alia tecnologia, sustentabilidade e design consciente, promovendo novas formas de aprender, criar e colaborar”, explica o IPBeja.
“Mais do que um espaço físico, o MindLab promove uma nova forma de aprender e partilhar conhecimento, transformando a biblioteca num espaço dinâmico de colaboração e criatividade, pensamento crítico e o reforço das diversas literacias – digitais, informacionais e mediáticas – essenciais à formação integral dos estudantes”, acrescenta a instituição em comunicado enviado ao “CA”.
Nesse sentido, o MindLab do IPBeja foi concebido como “um espaço multifuncional e versátil, preparado para acolher diferentes formas de trabalho e aprendizagem”, nomeadamente “investigação, trabalho colaborativo, experimentação, reuniões ou apresentações”.
Cada área está equipada com tecnologias que potenciam a aprendizagem e a criatividade, casos de tablets, eReaders, ecrãs interativos e óculos de realidade virtual.
“Estes recursos permitem explorar novas formas de experimentar, criar e comunicar conhecimento, tornando o MindLab um verdadeiro laboratório de ideias”, acrescenta o IPBeja, adiantando que estes espaços serão dinamizados “com formações e atividades culturais”.












