Politécnico de Beja aposta na investigação

Politécnico de Beja

A investigação científica tem sido uma das grandes apostas do Politécnico de Beja, no sentido de valorizar o papel do instituto e reforçar a sua intervenção na região.
“O IPBeja é uma instituição de ensino superior e como tal a investigação é parte fundamental da sua actividade. Em particular a investigação que tem directa relação com os seus cursos, com as suas licenciaturas e com os seus mestrados”, vinca ao “CA” o pró-presidente do IPBeja para a Investigação e Conhecimento, João Paulo Barros.
A estratégia do IPBeja nesta área está montada e tem vindo, pouco a pouco, a ser consolidada, mas o futuro continua a levantar desafios e a suscitar preocupações.
“Além do óbvio, que será termos cada vez melhor qualidade e quantidade de produção científica, outra preocupação constante – e que deve estar sempre presente – é tentar incentivar toda a investigação que seja do interesse da região envolvente. Outra preocupação, relativamente recente e mais ligada aos cursos, é a do envolvimento dos alunos”, afiança este responsável.
Foi esta necessidade de dar resposta aos desafios que se colocam no futuro que levou o IPBeja a aderir, juntamente com mais de duas dezenas de entidades de todo o Alentejo e Lezíria do Tejo, ao Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT).
Trata-se de um programa estratégico que conta com comparticipação comunitária através do InAlentejo e que visa, sobretudo, a promoção da ciência e tecnologia na região através de um trabalho em rede entre os seus diversos parceiros.
“O SRTT tem importância estratégica para o IPBeja porque, no fundo, permite um trabalho mais consolidado e em rede com as instituições que o integram. E também é importante que o instituto lá esteja, porque cobre o território do Baixo Alentejo e com isso avocamos para a própria rede aquilo que são as nossas potencialidades e que estão inscritas naquilo que são as operações estratégicas do IPBeja”, argumenta a pró-presidente da instituição para o Planeamento e Desenvolvimento Estratégico, Sandra Saúde.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima