Politécnico de Beja participa no capital social do futuro Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo

Politécnico de Beja participa no capital social do futuro Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo

O presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Vito Carioca, formalizou na passada semana, em Évora, a participação da unidade de ensino bejense no capital social da sociedade gestora do futuro Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo.
Fonte oficial do IPBeja adianta ao "CA" que o capital da sociedade é de 575 mil euros, tendo também como sócios a Universidade de Évora, o Banco Espírito Santo, as empresa Glintt e Decsis, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação Nacional de Jovens Empresários e os institutos politécnicos de Portalegre e Santarém.
"A criação da sociedade gestora constitui a última fase intermédia do processo de dinamização do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, candidatado ao Eixo 1 do InAlentejo", explica a mesma fonte, sublinhando que se segue o período de apresentação de candidaturas individuais que permitirão "a dinamização, já durante o próximo ano, de uma rede de ciência e tecnologia e de incubadoras de empresas de base tecnológica no Alentejo".
No caso do IPBeja, serão três as candidaturas a apresentar em conjunto com outras entidades da região, nomeadamente a LNEG, a Lógica/ Parque Tecnológico de Moura, o CEBAL, o COTR, a Câmara de Beja ou o NERBE, entre outras.
A candidaturas visarão a valorização das estruturas de I&D associadas ao Centro de Agricultura, Tecnologia Alimentar e Ambiente (com unidades Horto-frutícola, de Regadio, de Análise de Sementes e Matérias-Primas Vegetais, de Ciência e Tecnologia de Alimentos, e de Tecnologias do Ambiente), a construção e o apetrechamento dos laboratórios associados ao Centro de Sistemas Computacionais e Criatividade Multimédia e do espaço dedicado à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.
Paralelamente, adianta o IPBeja, "irá ser apresentado um projecto na área do Desporto e Saúde" em parceria com o Politécnico de Santarém.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima